Que o riso é uma excelente maneira de extravasar o estresse, todo mundo sabe, porém a grande notícia é que, segundo pesquisadores do assunto, os efeitos benéficos de dar boas risadas durante o dia podem ser maiores do que se imaginava.
Além de interferir diretamente na secreção de vários hormônios, ajudando a relaxar o corpo e diminuindo a tensão, o riso auxilia na manutenção de uma boa pressão arterial, além de influenciar diretamente o sistema imunológico. Confira essas e muitas outras vantagens para encontrar mais diversão no dia a dia e conheça os benefícios do riso para saúde.
Entenda como funciona a terapia do riso.
Sistema imunológico
A risada é uma ferramenta poderosa, que funciona como uma válvula de segurança contra o estresse. O sorriso é capaz de diminuir a concentração sérica dos hormônios relacionados ao estresse, como resposta biológica às situações de perigo. O resultado é que, além da sensação de bem estar, a supressão do sistema imunológico que aconteceria naturalmente na presença desses hormônios, acaba sendo inibida e o organismo se torna mais potente para combater infecções de todos os tipos.
Estudos indicam que a felicidade e o bem estar estão diretamente relacionados com os níveis sanguíneos de uma das células de defesa mais potentes do organismo, chamadas de “natural killers” (NK), ou “assassinas naturais”. Essas células são capazes de destruir praticamente qualquer patógeno ou célula (exógena ou do próprio indivíduo) que possua alteração. Entre os diversos benefícios das células NK, está o combate de células cancerosas e infectadas por vírus.
Saiba mais sobre a função das células natural killers em soropositivos.
Controle da pressão arterial
Outra vantagem em inibir a secreção de determinados hormônios é que não ocorre uma hiperestimulação na produção de plaquetas, que poderia causar o entupimento de vasos importantes. A pressão arterial se mantem estável, uma vez que, sem a vasoconstrição e redirecionamento do fluxo sanguíneo, causada pelos hormônios do estresse, o volume sanguíneo se torna melhor distribuído entre a circulação periférica e central.
Saúde do sistema respiratório
Dar risada pode provocar um quadro de soluço e tosse, que são responsáveis por limpar todo o trato respiratório e expelir os tampões mucos, que podem ser fontes de cultura de bactérias. A enzima deimunoglobulina A salivar, responsável por defender o organismo contra patógenos que entram em contato com o trato respiratório, é estimulada.
Queima de calorias
A boa notícia para quem deseja perder peso é que, segundo os pesquisadores, rir cem vezes equivale a dez minutos de exercício no aparelho de remo seco, ou quinze minutos de bicicleta ergométrica. Outra vantagem é que, ao dar risada, não apenas a musculatura da face é trabalhada, como também a do diafragma, abdome, costas e pernas, funcionando como uma verdadeira sessão de ginástica.
Está mais que comprovado que o riso faz bem para a saúde. Além de influenciar diretamente no funcionamento do sistema endócrino, dar risada é uma atividade simples, porém capaz de trazer inúmeros outros benefícios para a saúde.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.