Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele

Já conhece o sabonete aroeira? Se você é uma pessoa que gosta de cuidar da pele e se anima ao conhecer produtos que podem te ajudar a manter em dia a qualidade da cútis, então vai gostar de saber tudo sobre esse sabonete!

O sabonete de aroeira é feito da planta medicinal de mesmo nome, com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e cicatrizantes. Muito utilizada em chás e tônicos, e como podemos ver também, se sai muito bem produzindo cosméticos.

Cuidar da pele não é uma tarefa fácil, mas os benefícios do sabonete de aroeira para a pele pode provar o contrário.

Nossa pele é agredida diariamente por coisas tão simples que muitas vezes nem percebemos. Sol, frio, vento, maquiagem, clima seco e até a alimentação podem influenciar na saúde e beleza da sua pele, é por isso que ela precisa ser bem tratada para resistir ao tempo sem sofrer danos maiores no futuro.

Sabonete de Aroeira é um produto extremamente benéfico para a sua pele (Foto: Divulgação)
Sabonete de Aroeira é um produto extremamente benéfico para a sua pele (Foto: Divulgação)

O sabonete está entre os maiores representantes da planta, e traz boa parte dos seus benefícios para sua higiene diária. Ele consegue lavar bem a pele, prevenir algumas inflamações da derme, ajudar na cicatrização do local lavado e também é ótimo contra frieiras, rachaduras e outras mazelas que danificam a qualidade de nossa pele.

Venha entender mais sobre os benefícios do sabonete de aroeira e, porque você deve optar por esse produto e colocá-lo como item indispensável do seu kit de higiene pessoal.

O que é aroeira: sabonete de aroeira

Aroeira é uma árvore muito conhecida, principalmente a aroeira mansa, com sua casca e folhas que são muito utilizadas para chás e compressas. É importante não fazer confusão com os outros tipos de aroeiras que existem, como a aroeira branca ou brava que pode causar inúmeros efeitos nas pessoas como eritemas, edemas e urticária. A aroeira mansa também é muito utilizada para cuidados com a pele por conta da grande concentração de tanino.

Fique mais jovem usando a Aroeira (Foto: divulgação)
Fique mais jovem usando a Aroeira (Foto: divulgação)

A aroeira também possui inúmeras propriedades como: antibactericida, ação adstringente, diurética, balsâmica, anti-inflamatória, tônica e cicatrizante ginecológico, antifúngica.

Quando foi inventado o sabonete de aroeira?

Não se sabe exatamente quando o sabonete de aroeira foi inventado, nem por quem. Mas o produto existe há muitas décadas, talvez séculos e até hoje se conserva a tradição de criar o sabão artesanalmente. Claro, a indústria também tem sua versão de sabonete, até porque seus benefícios são excelentes e chamam a atenção das empresas de cosméticos.

Mas ainda não é difícil encontrar casas de produtos naturais que vendem sua versão artesanal. O sabonete é feito a partir de uma planta medicinal de mesmo nome, aroeira, cujo nome científico é schinus terebinthifolius. Além de produzir o excelente sabonete, a planta também é muito utilizada na produção de chás, emplastros e outros remédios.

Uma versão quase rudimentar do sabão é o banho de aroeira, uma prática antiga onde se prepara um banho com a casca da árvore. Essa utilização da árvore em sabonete, banhos, emplastros e compressas não é sem motivo, entre as propriedades da planta estão:

  • Anti-inflamatórias;
  • Diuréticas;
  • Antimicrobianas;
  • Cicatrizante;
  • Antioxidante.

O chá de aroeira é muito recomendado para infecção urinária feminina. Benefício que compartilha com o sabonete, que também é ideal para quem quer uma pele limpa e saudável.

Todas estas propriedades da planta são levadas para o sabonete, que também é antimicrobiano, promovendo uma limpeza profunda, e anti-inflamatório, sendo ótimo para lavar peles com acne.

Usar o sabonete de aroeira tem diversos benefícios para a pele e complementa o cuidado da cútis. Podemos citar entre as vantagens de usar o sabonete aroeira:

  • Quanto utilizado para a higiene íntima, o sabonete aroeira é muito recomendado para auxiliar no tratamento e na recuperação da infecção urinária da mulher;
  • Alivia algumas rachaduras e aspectos de pele seca;
  • Auxilia na cicatrização rápida de ferimentos leves na pele;
  • Oferece uma ajuda no tratamento contra as rugas precoces;
  • Um sabonete muito recomendado para quadros de acne;
  • Combate a oleosidade excessiva da cútis;
  • Evita o aparecimento de manchas na pele.

O sabonete de aroeira é um produto bom, que atua na pele profundamente e tem propriedades que vem muito a calhar no cuidado com a pele.

Benefícios do sabonete de aroeira para a pele

A aroeira tem inúmeros benefícios para a pele, você pode obtê-los através do chá ou com o uso do sabonete. Veja quais são eles:

Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele
O sabonete de aroeira ajuda a acabar com as espinhas (Foto: Divulgação)

Sabonete de aroeira combate as manchas

O sabonete de aroeira combate as manchas na pele causadas pelo sol, por espinhas, ou manchas da gravidez através das suas propriedades medicinais.

Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele
O sabonete de aroeira te deixa com a pele bem mais bonita (Foto: Divulgação)

São tantos os benefícios que o sabonete de aroeira promove na pele, que o uso diário vai deixar sua pele sempre linda;

Sabonete de aroeira combate cravos

A aroeira tem ação anti-inflamatória e adstringente o que faz com que elimine cravos e espinhas, além de limpar a pele;

Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele
O sabonete de aroeira ajuda no combate do envelhecimento (Foto: Divulgação)

Sabonete de aroeira Combate as rugas

O sabonete de aroeira elimina as linhas de expressão renovando as células da pele deixando a mesma com aparência rejuvenescida.

Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele
O sabonete de aroeira ajuda na cicatrização da pele (Foto: Divulgação)

Além de ser excelente o sabonete de aroeira ainda é muito fácil e barato de confeccionar;

Sabonete de aroeira Auxilia na cicatrização dos ferimentos

Por ter ação anti-inflamatória e antibactericida o sabonete de aroeira é excelente na cicatrização deixa a pele bem lisinha sem marcas e manchas;

Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele
O sabonete de aroeira ajuda na evitar rachaduras na pele (Foto: Divulgação)

Sabonete de aroeira contra rachaduras na pele

O sabonete de aroeira também auxilia no combate às rachaduras na pele. Além de ser um excelente anti-inflamatório também é cicatrizante o que combate as rachaduras.

Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele
Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele (Foto: Divulgação)

Esse é um problema que milhares de pessoas têm, mas nunca sabem como tratar e com o sabonete de aroeira é fácil combater o problema.

Receitas de sabonete de Aroeira

Ingredientes:

  • – álcool de cereal
  • – 10 g de folhas secas de pinha
  • – 250 ml de água
  • – 10 g de folhas secas de guaraná
  • – formas para sabonete
  • – 10 pedaços de sabão de coco picados
  • – 10 g de folhas secas de aroeira
  • – 10 ml da fragrância de sua preferências
  • – 10 g de folhas secas de cidreira
  • – 10 g de folhas secas de melão de são caetano

Modo de fazer:

Faça uma seleção das folhas deixando apenas as que estão em perfeito estado, sem nenhuma mancha, ou fungos. Cuide para que não haja nenhum bichinho junto às mesmas.  Em seguida coloque as folhas dentro de um recipiente com álcool de cereais para limpá-las completamente e evitar que surjam alergias de contato com a pele. Em seguida acrescente todas as ervas no liquidificador e adicione a água.  Deixe bater até que fique uma mistura bem verde, depois passe em um coador para obter apenas o extrato das ervas.

Em seguida coloque o extrato em um recipiente que possa ir ao fogo, menos em panela de alumínio. Coloque no fogo e quando der início à fervura adicione pedaços de sabão de coco. Quando você colocar o sabão, não poderá deixar a mistura ferver. Tire a panela do fogo e mexa bem com o auxílio de uma colher de pau até desmanchar bem os pedaços de sabão. Em seguida acrescente a fragrância de sua preferência mexa bem e despeje em uma forma de sabão.

Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele
A Aroeira é uma planta bem bonita (Foto: Divulgação)

O rendimento da quantidade de dos sabonetes de aroeira vai depender do tamanho da forma que você vai usar.

Como usar o sabonete de aroeira em prol da pele?

O sabonete de aroeira deve ser usado três vezes ao dia, pela manhã, ao meio dia e à noite, sendo que na última vez você deve fazer uma espuma bem espessa e aplicar no rosto deixar agir por aproximadamente 1 minuto enxaguar o rosto e depois secar com leves batidinhas para não agredir a pele.

Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele
O Sabonete de Aroeira para a Pele é excelente e ajuda no combate das espinhas (Foto: Ilustração)

Tratamento para Espinhas com Sabonete de Aroeira

Um dos problemas de pele mais conhecidos é a acne, popularmente chamada de espinhas. A acne nada mais é do que uma infecção que atinge a unidade pilossebácea que se caracteriza pela presença de comedes abertos (os cravos pretos) e comedes fechados (cravos brancos). Ela ocorre por uma série de fatores, como o aumento da secreção sebácea, obstrução do folículo pilossebáceo, alteração da flora bacteriana da pele, reação inflamatória local, influência hormonal e emocional, além do uso de cosméticos inadequados.

O tratamento de espinhas com sabonete de Aroeira é um dos mais indicados pelos dermatologistas, por ser um dos tratamentos mais eficientes, porém menos agressivo. A aroeira, popularmente conhecida como Aroeira Vermelha é uma planta da flora brasileira muito rica em Tanino, que age como adstringente sobre a pele e mucosas, fechando os poros e combatendo manchas, cravos e espinhas, e contraindo a pele superficialmente.

Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele
Pele perfeita usando a Aroeira (Foto: Divulgação)

O sabonete de Aroeira deixa a pele mais seca e livre de impurezas causando uma sensação de renovação da pele.  Indicado no combate a inflamações e ferimentos de difícil cicatrização como a psoríase, além de manchas, rugas, ferimentos, coceira, frieiras e até mesmo rachaduras.  A planta possui ação regeneradora dos tecidos e é útil em escaras, queimaduras e problemas de pele, e como se fosse pouco ainda, possui ação adstringente, tônica, estimulante e cicatrizante, trata de afecções uterinas, é antioxidante e anti-inflamatória.

Cuidados com a pele além do sabonete de aroeira

Além de utilizar o sabonete de aroeira você deve tomar outros cuidados com a sua pele, como utilizar filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados ou frios. Ele deve ser passado 30 minutos antes da exposição ao sol, e a reaplicação do produto deve ser feita a cada três horas ou sempre que houver necessidade. Pessoas com pele mais oleosa e/ou acneica devem escolher para o rosto um protetor solar tipo gel / gel-creme / loção livre de óleo (oil free) e, para o corpo podem utilizar uma loção cremosa. Os horários recomendados para se expor ao sol são antes das 10h e após as 16h, sempre com a proteção do filtro solar.

Após a exposição solar a pele deve ser hidratada, pois esta exposição acaba ressecando a pele e deixando um pouco mais “grossa”, os cremes hidratantes têm a função de devolver a umidade natural da pele.

O ideal é tomar banho em água morna mesmo no inverno, a água quente remove a camada lipídica natural de proteção da pele. O uso excessivo de sabonetes também pode remover esta camada de lipídeos que protege a pele.

Outro cuidado que deve ser tomado com a pele é a remoção de maquiagens, principalmente no caso das mulheres que adoram utilizar destes artifícios para se sentirem mais bonitas e atraentes. Muitas vezes a maquiagem é esquecida e ao permanecer na pele ela se orna uma fonte de impurezas podendo ocasionar a acne, portanto, não se esqueça de usar um demaquilante que não contenha álcool, depois lave o rosto com um sabonete neutro e depois utilize um tônico ou um hidratante facial em creme ou gel, dependendo do seu tipo de pele.

Benefícios do Sabonete de Aroeira para a Pele
Você também pode encontrar o sabonete de aroeira nas versões liquidas (Foto: Divulgação)

Saiba como o sabonete de aroeira é benéfico para a pele com espinhas

Quem não sabe mais o que fazer para deixar a pele mais bonita com um tratamento simples pode apostar em um sabonete de aroeira, pois esse produto é um dos melhores para ajudar você a ter mais sucesso contra cravos e espinas. Além disso, mesmo quem tem a pele lisa pode apostar nas propriedades desse sabonete para ter ainda mais beleza.

Quem pode usar o sabonete de aroeira?

Um fato incrível sobre o sabonete de aroeira é que o material não tem nenhuma contra indicação particular. Contudo, fica o aviso de especialistas para pessoas com uma pele muito sensível que tiveram algumas reações inesperadas após o uso do sabonete.

Algumas reações podem sugerir alergia à planta, então cuidado. Caso sinta irritação ou coceira após utilizar o sabonete, suspenda o uso e procure um médico. Caso não sinta nada, então fique feliz e livre para usar sem restrições o sabonete!

O sabonete pode ser utilizado como um sabão normal, um para os banhos rotineiros ou produto específico para aplicações localizadas. Utilizar o sabonete em regiões da pele, que estão manchadas ou passando por um processo de cicatrização é um uso bem inteligente do material.

O sabonete de aroeira evita manchas e previne que alguns machucados deixem marcas e cicatrizes visíveis. Utilizar o sabonete nessas áreas afetadas é uma ótima estratégia.

Para quem sofre com acne, o sabonete de aroeira também é uma ótima opção. Como ele tem propriedades anti-inflamatórias, quando utilizado nos locais afetados por espinhas o produto reduz o mal causado pela inflamação, também oferece uma oportunidade para uma cicatrização mais rápida e limpa.

Outro benefício que ainda não mencionamos sobre o sabonete aroeira é que sua ação se estende até os cabelos. Embora não substitua o shampoo ou qualquer outro produto capilar, o sabonete é ótimo para manter as madeixas sedosas, limpas e livres de impurezas.

Onde encontrar o sabonete?

Como comentamos, uma prática muito bela e bastante antiga no Brasil é produzir o sabonete aroeira artesanalmente. Ainda hoje é possível conhecer pessoas que vendem o produto de forma caseira.

Mas claro, o sabonete também é vendido em drogarias e em lojas de produtos naturais. Nessas lojas, o sabonete é encontrado com facilidade e em maior abundância com marcas diferentes e talvez até mesmo em suas versões artesanais.

Quanto custa o sabonete de aroeira?

O sabonete de aroeira tem um valor bastante variável. Pode ser encontrado custando R$ 3,00, mas também há outras versões que podem chegar até R$ 20,00.

Tudo depende do vendedor, da região onde está sendo comprado e outras variáveis. O produto também pode ser comprado pela internet, onde são inseridos custos ainda mais variáveis como o frete.

Vale a pena usar mesmo o sabonete de aroeira?

Seja para pessoas que cuidam da cútis ou para quem não costuma ter esses cuidados, o sabonete de aroeira é ótimo. Com certeza ainda vale a pena utilizar no dia a dia.

Há várias formas de aproveitar os benefícios do sabonete. Ele pode ser utilizado como um sabonete comum, dedicado para tomar banho, e também como um sabonete especial para aplicação local — em um machucado ou espinha, por exemplo.

As pessoas que se aproveitam para passar o sabonete de aroeira no corpo inteiro recebem de maneira geral os seus benefícios. Já os que preferem aplicá-lo localmente conseguem economizar e também participar dos seus benefícios, de forma mais modesta.

No entanto, é importante deixar claro que o sabonete de aroeira não pode fazer milagre. O sabonete é um auxílio para a saúde da pele, mas caso uma pessoa tenha um profundo descaso com a saúde do corpo ele perderá sua força.

Há diversos outros cuidados tão importantes quanto a aplicação deste cosmético. Podemos citar, por exemplo, o esquecido, mas essencial uso do protetor solar diário que protege a pele dos raios ultravioletas.

Outros fatores importantes como alimentação influenciam na qualidade da pele. Ter uma alimentação saudável é uma forma de manter sua pele segura e com boa aparência, e o sabonete vem como um complemento para todos esses cuidados.

Mas se você já tem bons hábitos e se preocupa com a saúde da pele, então com certeza o sabonete só virá somar em seus cuidados. E para aqueles que sofrem com problemas localizados de acne, por exemplo, o uso do sabonete de aroeira aplicado naquela região específica e por curtos períodos faz diferença.

Não deixe de utilizar o sabonete de aroeira em seu dia a dia, que seja ao menos para lavar seu rosto ocasionalmente. O sabonete traz ótimos benefícios para sua pele.

Informações sobre o sabonete de aroeira que você precisa saber

O sabonete de aroeira ainda não é algo muito conhecido no Brasil como deveria, pois isso é extremamente importante que você aposte em tratamentos com esse item para ter sucesso com os tratamentos de pele. isso porque a aroeira ajuda com suas propriedades não somente a pele. Confira mais informações sobre o sabonete de aroeira neste vídeo e veja como fazer para ter uma pele mais linda e saudável.


Seguindo estas dicas e usando o sabonete de Aroeira você terá uma pele sempre bonita e saudável.

Leia também:

17 Comentários

  • Comecei a usar, deu ardência, depois descamou um pouco a pele, mas depois de 5 dias as espinhas secaram. Estou usando há duas semanas e o resultado me deixou muito satisfeita. Já tinha usado produtos de marca, mas este sabonete superou em muito os resultados.

  • Recebi um sabonete de aroeira de cortesia para experimentar . Na caixa não consta qual os benefícios . Mas ao usa-lo percebi agrande diferença .E é bem o primeiro da foto . FABRICADO POR TROPICAL COSMÉTICOS . Vou entrar em contato com o revendedor e adquirir bastante para revender aqui em minha cidade .

  • Bom dia Sandra tudo bom, sabonete de Aroeira você pode encontrar em farmácias e em alguns supermercados.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  • onde posso comprar

  • Olá bom dia, posso utilizar o sabão de aroeira no banho do meu cachorro?

  • Olá bom dia eu posso usar o sabão de aroeira no banho pro meu cachorro.

  • estava com medo de usar o sabonete contra espinhas, mais acabei de tirar minhas duvidas no sit muito bom…. 😀

  • Usei o sabonete para coceira na pele. Sencasional o resultado. Muito Obrigado…………. !!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Usei o sabonete para coceira na pele, foi sensacional o resultado, eu indico para as pessoas que ainda não conhecem… Muito Obrigado.. !!!!!!!!!!!!!

  • vou passar a usar o sabonete para combater mancha no rosto

  • muito bom esse sabonete,a subistancia ela é eficaz contra as espinhas e cravos, e cada cliente que vem aqui na farmacia eu reconmendo pra o uso no tratamento.parabéns a toda equipe do site

  • ja usei varias formulas para clarear manchas queeu tinha em meu rosto que aparecerão com o tempo usei hidroquinoma e demais formulas e diminuam as manchas mais nao desapareciam e tbm sempre tive espinhas ate que conheci o sabonete de aroeira ofereciso por um vendedor e inacreditavekmente as manchas comoas espinhas eforam desaparecendo dia apos dia eu recomento por ser muito eficas este sabonete de aroeira

  • ha muito que uso o sabonte de aroeira, ele resolve muita coisa mas ainda tem coisas que nao ressolve como seja o excesso de caspa no couro cabeludo, ja tentei varios shampous pra caspa ms tambem nai/o deu certo
    sempre vai e em

  • Karine em alguns dias estaremos publicando uma nova matéria explicando duvidas como essa, portanto acompanhe o MT, leia mais nossos artigos e fique por dentro. Se preferir receber em seu e-mail a matéria, assine o Mundo das Tribos, acesse http://www.mundodastribos.com no campo cadastre seu e-mail. Obrigado.

  • SERA QUE ESTE SABONETE RESOLVI PELO MENOS UM POUQUINHO DO PROBLEMA DE ESPINHAS

  • oi começei a usar esse sabonete,espero q resolvar meu problema de acne

  • gostei do saboneite

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.