São muitos os benefícios dos exercícios na água, contribuindo não só para a melhora da forma física, mas também para o tratamento de diversas enfermidades e lesões e até para o aumento da sensação de bem-estar.
Os exercícios praticados na água, como a hidroginástica, são ótimos para desenvolver alguns dos principais componentes da aptidão física, como a resistência muscular, a resistência cardiorrespiratória, a força muscular, a flexibilidade e o equilíbrio.
Combinando momentos de relaxamento com os de exercícios musculares, a hidroginástica ajuda bastante no desenvolvimento do condicionamento físico, já que exercita o corpo de maneira integral, atuando ainda no funcionamento de órgãos como pulmão e coração. E os benefícios não param por aí.
Benefícios dos exercícios na água
Uma das principais vantagens dos exercícios praticados na água está na diminuição do impacto com o solo, reduzindo o desgaste da musculatura e o risco de lesões. Assim, o praticante ganha condicionamento e ainda tem a impressão de que se esforçou pouco.
Isso acontece por causa do empuxo, importante propriedade física presente no meio aquático, que ajuda a reduzir o impacto nas articulações, fazendo com que as atividades praticadas na água sejam indicadas, com frequência, para indivíduos lesionados, idosos e gestantes.
Além disso, quem pratica exercícios aquáticos também pode obter benefícios na parte emocional e psicológica, pois o contato com a água aumenta a sensação de bem-estar físico e mental, graças também à liberação de endorfina, neurotransmissor responsável pelo sentimento de felicidade, cuja produção é aumentada em qualquer atividade física.
Exercícios aquáticos para eliminar calorias
Entre os exercícios aquáticos, há a hidroginástica e suas diferentes modalidades e diversas outras opções, como pilates líquido, pedal submerso, pula-pula, caminhada e até alguns tipos de luta.
Mais vantagens oferecidas pelos exercícios aquáticos
Os exercícios na água ajudam não só a melhorar o condicionamento físico, podendo também contribuir para alguns tratamentos de saúde, servindo como fisioterapia. Nesse caso, alguns movimentos são modificados e a temperatura da água é elevada.
A hidroterapia pode ser usada para tratar lesões por esporte, inflamações musculares e dores nas costas, entre outros problemas, ajudando também na recuperação de pessoas que sofreram AVC e de pacientes em coma.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.