O Carnaval é tradição no Brasil e, além das lindas escolas de samba, a festa está garantida com os blocos que arrastam multidões por todo o país. Confira os que ganham destaque por sua tradição, seguidores e saiba onde é possível se juntar e cair na folia. Separamos aqui alguns dos blocos de carnaval mais famosos do País inteiro, mas você pode curtir não só esses, mas todos os outros eventos que devem acontecer em diferentes pontos de cada cidade brasileira.
Os bloquinhos surgiram como um movimento carnavalesco entre os séculos 19 e 20, onde pessoas se reuniam e organizavam desfiles embalados por músicas tocadas por bandas de percussão. Os desfiles tomavam as principais ruas das cidades e se tornaram muito populares, com muitas cores, fantasias e manifestações culturais.
Com o tempo os movimentos se tornaram mais organizados, com datas e horários definidos, assim como suas localizações.
Confira a nossa lista com as melhores opções para você aproveitar o Carnaval 2022.
Blocos de Carnaval mais famosos
Na lista de blocos de carnaval mais famosos, você pode conferir um pouco da história que envolve o grupo de pessoas que cuidam e preparam todo ano a folia para milhares de pessoas. Em São Paulo, por exemplo, o bloco de rua tem ganhado força e mais espaço, o que até então era mais comum apenas em cidades como o Rio de Janeiro, Olinda e Recife. Vale a pena entender um pouco mais desta tradição que é referência no mundo inteiro.
Leia mais informações sobre: Blocos de Carnaval para Crianças 2016
Blocos famosos do Rio de Janeiro
Amigos da Onça
Representa a vontade de ocupar os espaços públicos com arte e irreverência pelas ruas do Rio de Janeiro. Com ritmos que vão desde marchinhas, passando pelo axé baiano e tocando até os Mamonas Assassinas, o Beija-Flor e a Cobra, o bloco promete muita animação, percussões, dança e pernas de pau.
Areia
O Bloco Areia leva os foliões do Rio de Janeiro para curtir a festa na orla do Leblon em seu desfile de Carnaval, sendo considerado um dos melhores cortejos cariocas. O nome do bloco é uma sigla para Associação Recreativa Etílica Independente Amigos da Rede do Aloísio.
Banda de Ipanema
A Banda de Ipanema faz parte da história do Carnaval do Rio de Janeiro. Declarada patrimônio cultural carioca em 2004, é o primeiro bem imaterial contemplado com esse reconhecimento!
Bangalafumenga
O bloco Bangalafumenga é um dos maiores blocos do Rio, e tem sua bateria conhecida por uma mistura de ritmos que deixa o repertório mais divertido e eclético. A sonoridade que a banda produz é uma maneira de demonstrar que além de carnavalesca, trabalha com distintos e peculiares ritmos brasileiros, resgatando as origens e as culturas diversificadas da miscigenação musical.
Bloco da Preta
Muito famoso no centro do Rio de Janeiro, é uma homenagem à cantora Preta Gil que leva muita alegria e energia ao comandar o trio elétrico! Com dez anos de existência, o Bloco da Preta ganhou fama nacional e se transformou em um dos símbolos do Carnaval carioca. A atração é sempre um dos desfiles mais antecipados do ano, levando milhares de foliões pelas ruas.
Bloco da Anitta
Prepara, que agora é a hora: um bloco para afrontar as fogosas e expulsar as invejosas! Criado pela cantora e empresária Anitta, o Bloco das Poderosas desfila pelo Rio de Janeiro desde 2016!
Carmelitas
O Bloco das Carmelitas saiu pela primeira vez em 1990, para homenagear Laurinda Santos Lobo, socialite cuja casa abrigou as mais badaladas festas do bairro de Santa Teresa, nas primeiras décadas do século XX. Desde sua criação, o bloco abre e fecha a folia do bairro, com duas saídas, uma na sexta que antecede o carnaval e outra na terça-feira gorda, o que se repete até hoje.
Céu na Terra
O Céu Na Terra não se limita aos desfiles de Carnaval, definindo-se como um núcleo de cultura popular. O grupo é formado por mestres e educadores, além de músicos e artistas em geral. Premiado, o bloco ostenta o título de “Bloco mais Colorido do Carnaval Carioca”
Blocos Tradicionais Olinda e Recife
Galo da Madrugada
É um Clube carnavalesco que sai todo sábado de Carnaval do bairro de São José, um dos bairros do centro da cidade do Recife e arrasta milhares de foliões. Foi criado em dezembro de 1977, numa reunião de amigos do bairro de São José no Carnaval. O Galo da Madrugada é considerado o Maior Bloco Carnavalesco do Planeta, conforme o GUINESS BOOK, o livro dos recordes, de 1995.
Bacalhau do Batata
Eu acho é pouco
Blocos de São Paulo
Bloco Pavilhão 9
O bloco que tem como símbolo os Irmãos Metralha dos quadrinhos é uma homenagem feita por nove torcedores do Corinthians ao time de futebol formado nos anos 1980 na casa de detenção Carandiru. Desde 9 de setembro de 1990 o bloco sai às ruas levando corinthianos para curtir o Carnaval com muita alegria.
Tarado Ni Você
Inspirado na obra do gigante Caetano Veloso, o bloco percorre as ruas do centro de São Paulo entoando as canções mais animadas do artista (e são muitas!). A concentração acontece a partir das 11h e não poderia ser em outra esquina: Ipiranga com São João. Promovendo o redescobrimento da cidade e ocupando as ruas com cores e sorrisos, o Tarado Ni Você é diversão garantida!
Agrada Gregos
O Agrada Gregos vai levar muita folia para as ruas da Bela Vista, diga de agradar deuses e reles mortais. Tudo ao som de pop, axé e funk. Atena, que é esperta, já garantiu seu glitter, Venus já está com a fantasia pronta e Afrodite disse que vai pegar geral. O bloco certamente vai se tornar uma balada a céu aberto e você não pode perder.
Ritaleena
O repertório do Bloco Ritaleena inclui releituras de canções antológicas de Rita Lee como Panis et Circenses, Bem Me Quer, Mal Me Quer, Ovelha Negra e tantas outras que povoam o imaginário musical brasileiro. Essa será a segunda saída do bloco, e quem se interessar em rasgar a fantasia, o grupo garante que haverá espaço de sobra para performances improvisadas neste balaio livre de rótulos e receptivo aos mais diversos foliões.
Domingo Ela Não Vai
Vou de Táxi
Tô de Bowie
Esses são os principais blocos brasileiros e todos convidam a uma folia sem igual. Aproveite, entre nessa onda e bom Carnaval!
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.