Bolsa de valores: o que é e como funciona?

Com o avanço da internet, o conhecimento também avançou, consequentemente pessoas que não investem passaram a se interessar na bolsa de valores. A educação financeira é um ramo que ainda engatinha no país, porém já conta com diversos tutores e estudiosos.

Se você deseja entender melhor sobre a bolsa de valores, como funciona e como começar a investir, continue lendo esse artigo.

O que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores é basicamente um ambiente seguro para comprar e vender ações de empresas. Porém, para muitos a bolsa de valores significa muito mais, sendo um veículo que proporciona o sustento e liberdade financeira.

O que é a bolsa de valores
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, quem deseja lucrar de forma passiva tem essa oportunidade, e quem tem uma empresa e precisa de investimento para alguma meta ou objetivo tem a oportunidade de vender ações. É um mercado super organizado, que contribui diretamente para o crescimento econômico de um país.

Como funciona a bolsa de valores?

O ativo financeiro mais conhecido na bolsa de valores é a ação, porém ela conta com outros, como: mercado à vista, ativos de renda fixa, crédito imobiliário, financiamento de veículos, derivados de listados e balcão.

Dessa forma a bolsa de valores funciona como um ponto de encontro, onde quem quer vender, encontra quem quer comprar. Entretanto, existem regras claras para que essas transações ocorram, e uma delas é: você precisa fazer isso através de uma corretora.

Como entender a bolsa de valores?

Já que aprendemos como funciona uma bolsa de valores, confira a seguir 3 tópicos que vão te ajudar a entender melhor a bolsa de valores.

Variação

Os números variam o tempo todo porque eles são na verdade cotação de cada investimento.

Precificação

Essa cotação é precificada basicamente de acordo com a expectativa. Por isso é interessante acompanhar essas oscilações junto a um profissional experiente.

Estudar

Nunca pare de estudar o mercado. Dessa forma você entende como funciona a bolsa de valores e entende que é necessário atualização constante, esse é o primeiro passo para começar com a mentalidade correta.

Como realizar aplicações na bolsa de valores?

O passo a passo é mais simples do que as pessoas imaginam. No senso comum para investir é preciso ter muitos recursos, mas isso não é verdade, você pode começar com até mesmo com R$ 100. Confira a seguir como realizar as aplicações.

  • Abra uma conta gratuitamente em uma corretora;
  • Tenha um valor disponível para começar a investir;
  • Aprenda a investir no local certo, para obter lucro.

Os investimentos na bolsa de valores são os de maior potencial no mercado, portanto, dedique um tempo para estudar sobre o assunto, e escolher as melhores opções.

Qual prazo para ter retorno financeiro na bolsa de valores?

Não existe uma regra que encubra todos os investimentos existentes. Portanto o prazo vai variar de acordo com a empresa, algumas trazem retorno em 18 meses, outras podem demorar 24 meses, ou até mais.

Qual prazo para ter retorno financeiro na bolsa de valores
Fonte/Reprodução: original

O importante é entender que investimentos são feitos visando o longo prazo, a partir de estudo, prática e dedicação. Não existe investimento que vai te tornar “rico em pouco tempo”’, isso é uma ilusão que pode te acabar te levando a ciladas.

Agora que você já sabe tudo que precisa para começar a investir na bolsa de valores, não perca tempo! Comece hoje mesmo a trabalhar por sua independência financeira, e faça seu dinheiro trabalhar por você. Compartilhe esse conteúdo também com quem deseja trilhar uma jornada de avanço financeiro e prosperidade.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.