Bradesco e HSBC perdem cadeado de site seguro, entenda. Nos últimos dias, clientes dos dois bancos, que utilizaram os serviços de internet banking oferecidos por eles, podem ter notado uma importante ausência nesses dois sites.
É que o símbolo do cadeado, que serve para identificar os sites seguros, sumiu do internet banking do Bradesco e do HSBC, quando a plataforma online desses dois bancos é acessada através do Google Chrome (em outros navegadores, o cadeado aparece normalmente).
Essa mudança acontece por causa de ajustes feitos pelo Google na forma de exibição do cadeado de segurança de sites. Com as novas regras, o famoso símbolo de segurança na internet não aparece mais nos sites que utilizam uma fórmula de segurança considerada defasada, quando utilizado o navegador do Google.
Cuidados ao usar o internet banking
Bradesco e HSBC perdem cadeado de site seguro, entenda
Ou seja, a perda do cadeado de segurança no internet banking do Bradesco e do HSBC não significa que estes dois sites sejam inseguros. Eles são considerados seguros, mas não tanto quanto os que mostram o ícone de segurança.
O que acontece é que os sites do Bradesco e do HSBC utilizam um sistema de criptografia antigo, chamado “SHA-1”, que consiste em uma fórmula usada para calcular assinaturas digitais e impedir que a assinatura verdadeira seja falsificada.
Dicas para pagar contas pela internet com segurança
Essa fórmula “SHA-1” é considerada menos segura do que outras, como a “SHA-2”, mas ainda assim está presente em muitos sites e serviços online, entre os quais o internet banking do HSBC e do Bradesco. Por causa disso, o Google retirou do navegador Chrome o ícone do cadeado, para mostrar aos internautas os sites que seguem o sistema antigo de segurança.
No caso dos sites realmente inseguros, o Google Chrome costuma mostrar um HTTPS riscado, na barra de endereço do navegador, para alertar ao usuário.
Bancos informam que seus sites continuam seguros
Apesar da perda do cadeado de segurança, quando acessados através do Google Chrome, o internet banking do Bradesco e do HBSC continua seguro, conforme informações divulgadas pelas duas instituições, por meio de comunicados oficiais.
Mitos sobre segurança na internet
Ambos os bancos afirmaram ainda que contam com várias outras ferramentas de segurança online, além do protocolo HTTPS, que aumentam a proteção dos usuários contra golpes virtuais.
Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.