Cabelos compridos: como cuidar

Alguns cuidados são indispensáveis para ter cabelos compridos

A beleza dos cabelos é um fator muito importante para a aparência das mulheres, mas a maioria reclama dos fios ressecados, principalmente quando eles são compridos. O uso de produtos químicos, secador de cabelos e chapinha deixam-os frágeis, quebradiços e volumosos. Para cuidar melhor do seu cabelo comprido, é preciso entender um pouco sobre ele e a sua construção.

O cabelo é composto basicamente por queratina, proteína rica em aminoácidos essenciais. No entanto, embora tenha essa composição, depois de todos os processos químicos que ele é submetido acaba resultando na desminerização dos fios, que significa a perda de elementos indispensáveis e que possuem uma ação baseada na proteção da superfície do fio capilar.

Para ter cabelos compridos bonitos além de cosméticos de qualidade, ter uma alimentação balanceada ajuda na reestruturação dos fios e no equilíbrio da umidade, evitando o ressecamento  e as pontas duplas. Inclua no seu cardápio proteínas de baixo teor de gordura como: verduras, frutas, legumes, peixes, aves, cereais integrais, pois eles vão ajudar na recuperação dos cabelos danificados.

Outro fator importante é usar shampoo, condicionador e máscara capilar que tenham na fórmula proteínas hidrolisadas de trigo e seda, queratina e pantenol, visto que eles auxiliam para a reestruturação da fibra capilar e melhoram a textura, proporcionando brilho e maciez.

Alguns cuidados também são necessários para ter cabelos compridos com brilho e maciez. Por mais que os produtos caseiros possam ser eficazes, é preciso procurar cuidados de um profissional especifico, ou seja, o cabeleireiro é a pessoa mais indicada para orientar no tipo de cosméticos e tratamento certo para suas madeixas.

Alimentação balanceada é indispensável para ter cabelos compridos e saudáveis

Elimine as pontas duplas, corte sempre que necessário para garantir um crescimento saudável. Outro cuidado necessário é com o couro cabeludo, controlar a oleosidade é fundamental para manter os cabelos sedosos e com balanço. Na hora de desembaraçar os fios procure usar pentes com dentes largos e espaçosos ou escovas de cerdas macias, pois eles diminuem as chances dos fios se quebrarem durante o processo de escovação.

Procure usar as madeixas soltas o máximo de tempo possível, pois o uso de elásticos ou presilhas podem quebrar os fios, deixando as pontas ressecadas e duplas, prejudicando sua aparência. Também usar shampoo anti resíduos, uma vez por semana, garante que os cabelos estejam bem limpos. Todavia, mais do que isso não é necessário, visto que esse tipo de shampoo pode ressecar demais os fios.

Para ter cabelos compridos e bem cuidados, você deve associar os bons nutrientes da alimentação aos ingredientes das formulações dos cosméticos de boa qualidade. Seguindo as dicas acima você poderá ter madeixas longas e bem cuidadas.

O uso dos cosméticos indicados por um profissional garantem madeixas lindas e com brilho

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.