Cálculo Aposentadoria INSS

O cálculo aposentadoria INSS é um recurso que avalia quais os benefícios previdenciários que o contribuinte tem direito de receber, em especial o valor da aposentadoria. O sistema da Previdência Social permite uma avaliação precisa através do simulador online que pode ser usado na sua página de forma simples e muito fácil.

Cálculo Aposentadoria INSS (Foto: Divulgação)

Cálculo Aposentadoria INSS

Aposentar-se é direito de todo trabalhador, por isso ao longo de anos ele contribui com o Instituto de Seguro Social. Assim, quando constatada a idade limite (60 anos para mulheres e 65 para homens), tempo suficiente se serviço (30 para mulheres e 35 para homens) ou também problemas de saúde, o cidadão tem direito de dar entrada com a sua aposentadoria. Para saber quanto irá receber poderá fazer o cálculo aposentadoria INSS e programar seus gastos de acordo com o recebimento.

INSS apresenta novas regras para aposentadoria (Foto: Divulgação)

Cálculo Aposentadoria INSS: Simulador Online da Previdência Social

Para conhecer os valores da sua aposentadoria, basta acessar o site oficial da Previdência Social e se submeter à simulação de cálculos. Existem duas opções de serviços online: Contagem de Tempo de Contribuição e Valores do Benefício. Para fazer a simulação basta acessar o site no link ao lado https://www5.dataprev.gov.br/PortalSibeInternet/pages/compdir/principalsimuladormanual.xhtml#sibe e informar os documentos necessários para o cálculo ser efetuado.

Aposentados do INSS podem usar o simulador (Foto: Divulgação)

Novas regras da aposentadoria

As novas regras da aposentadoria já estão em vigor para os trabalhadores. O cálculo para a aposentadoria por tempo de contribuição foi estabelecida pela Medida Provisória nº 676. O cálculo deverá levar em consideração a soma do tempo de contribuição e a idade do segurado, que é chamado de Regra dos 85/95 Progressiva. Desde que o segurado some os pontos necessários poderá se aposentar com o beneficio integral, sem que seja necessário aplicar o fator previdenciário. A progressividade é realizada de forma a ajustar os pontos necessários para que a aposentadoria possa ser obtida de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros.

A estimativa de vida dos brasileiros é bem maior (Foto: Divulgação)

Muda a idade da aposentadoria para os brasileiros?

Não, com a nova regra é preciso apenas atingir o numero de pontos para a aposentadoria integral, como, por exemplo, uma mulher que tiver 53 anos e contribuído por 32 anos terá direito a aposentadoria integral, a mesma regra é usada para homens que tiverem 59 anos de idade e 36 anos de contribuição. Esses pontos deverão ir aumentando até 2022, quando serão de 90 pontos para as mulheres e de 100 pontos para os homens. Dessa forma será garantida a aposentadoria para os brasileiros e suas gerações de filhos, netos e bisnetos.

É interessante, para quem vai se aposentar ficar atento às novas regras que estão sempre passando por mudanças, como ainda não foi votada as novas regras da aposentadoria, não da para saber ao certo sobre  o  futuro das novas gerações. O mais indicado é que comecem a contribuir o quanto mais cedo possível, para que quando chegar na idade de se aposentar já tenham contribuições suficientes. Espero que o nosso post tenha ajudado você na sua busca por informações.

Leia também:

23 Comentários

  • Boa Tarde Carlos, Vamos lá: com 35 anos de recolhendo pode se aposentar por tempo de contribuição independentemente da idade que tiver. E o direito a aposentadoria por idade os trabalhadores urbanos a partir dos 65 anos, ou também por problemas de saúde, você tem direito de dar entrada com a sua aposentadoria.
    Obrigada Carlos Espero ter ajudado
    Esteja sempre atento no nosso portal em breve novos posts sobre esse assunto e outros referentes a ele.

  • gostaria.de.saber.se,jatenho,direito.a.uma
    aposentadoria,tenho,54.anos.etenho.29.anos.trabalhado.
    obrigado.aguardo.resposta

  • valor do beneficio assistencial ao idoso

  • como fazer a simulação do tempo de servíço

  • Preciso saber como anda o processo da minha mãe no INSS

  • Boa noite, tenho um caminhão e presto serviço a uma empresa, conversando com um colega, o mesmo revelou que puxou para saber sob sua contribuição e não tem nada, depositado,quais são os problemas que acarretam, para nós os contribuintes, sendo que é descontado da nossa folha de pagamento? corremos o risco de perder?
    por favor me oriente como devo proceder neste caso

  • estou trabalhando a 31anos eu teria os anos comprementar para poder dar entrada na aposentaduria.
    tenho 49 anos de idade.
    so enuma enpressa trabalho a 25 anos,e trabalhei mas 6anos e 7 messes em outras enpressas.

    obrigado pela ajuda abraços.

  • gostaria de saber quanto tempo falta para me aposentar-me

  • Olá Lourdes,

    Em breve vamos inserir um texto com estas informações.

    Att,

  • GOSTARIA DE SABER SE JA TENHO TIREITO A UMA APOSENTADORIA TENHO 50ANOS E 11 MESES E TENHO 27 ANOS DE CONTRIBUIÇAO OBRIGAGO AGURDO RESPOSTAS

  • Luiz, acesse o site do INSS ou entao procure uma agencia mais próxima!
    Obrigada

  • Quero saber quanto tempo eu tenho de contribuição

  • Comecei trabalhar de menor com carteira assinada em estagio empresa-senai durante 2 anos e meio , depois escola tecnica 4 anos , esses tempos valem para somatorio de aposentadoria

  • minha mae ja ta aponsentada a quatro anos so que ate agora nao receberu nada ja fui no inss so que nada fizeram me ajudem

  • minha mae tem 13anos de carteira mas ela tem varios problemas de saude e sempre ela da entrada no pra receber beneficio e nem sempre ela conseguir gostaria de saber mesmo com 60anos e com esse tempo de trabalho ela pode se aposentar por idade.

  • meu pai tem 30anos de serviço na carteira gostari de saber se ele pode entrar com pedido de aposentaduria .ele contrato um advogado e foi negado por falta de salublidade ,que a firma so paga 20 por centro de saluble. oque ele deve fazer obrigado

  • Antes de entrar para as forças armadas eu trabalhei em duas empresas, sendo que uma faliu e não fez os recolhimentos devidos e nem deu baixa em minha carteira de trabalho, a outra empresa assinou e deu baixa, como faço para averbar a tempo das duas empresas aqui nas forças armadas? Pois já estou com 26 anos de serviço e preciso averbar o tempo trabalhado anteriormente.

  • tenho 25 anos de registro em trabalho insalubre e 43 de idade, consigo aposentadoria especial?

  • Por favor, consulte um advogado e tire suas dúvidas.

  • Tendo aposentado por tempo de contribuição em 21.05.03, tenho direito à revisao de benefício?

  • Recebi senha do INSS para calcular minha aposentadoria por tempo de contribuição. Para saber se ja possuo tempo suficente para recquerer e tambem quanto será minha renda?
    Como faço esse calculo?

  • quero saber quanto tempo tenho de contribuição da previdencia

  • solicito o resultado do meu beneficio de aposentadoria por tempo de serviço

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.