Calendário de Vacinação 2012 – Programação

O calendário de vacinação passou por mudanças para 2012

O Ministério da Saúde divulgou o calendário de vacinação para o ano de 2012, trazendo algumas novidades em relação aos anos anteriores. A partir de agora, duas novas vacinas passam a fazer parte do calendário: a injetável contra a poliomielite (paralisia infantil) e a pentavalente, também injetável, em substituição à tetravalente.

Em outros países, a vacina em gotas contra a poliomielite, produzida à base de organismos vivos enfraquecidos, já deixou de ser usada há bastante tempo, uma vez que a versão injetável, que é feita com o vírus inativado, é mais segura, reduzindo os riscos de contágio com a doença. No entanto, os dois tipos deverão ser usados até que a doença seja completamente erradicada. Em 2011, foram registrados dois casos de suspeita de paralisia infantil em território brasileiro.

A nova vacina pentavalente, por sua vez, tem a vantagem de reunir, em uma única dose, imunização contra doenças que antes era oferecida em vacinas distintas, diminuindo o incômodo para as crianças. As doenças imunizadas por ela são coqueluche, difteria, hepatite B, tétano e Haemophilus influenza tipo B.

Com a implementação da pentavalente, estima-se uma economia anual de R$ 700.000, valor que pode ser aumentado nos próximos anos, já que a ideia é tornar a vacina heptavalente, incluindo nela imunização contra meningite C e poliomielite.

A importância da vacinação

A vacinação em gotas, contra poliomielite, está próxima de ser substituída

As vacinas são importantíssimas para um desenvolvimento mais saudável das crianças. Elas estimulam o sistema imunológico a produzir a defesa (anticorpos) contra vários tipos de doenças, impedindo que elas se instalem no corpo ou que, caso a criança seja afetada, que a cura venha mais rápido.

Por isso, mantenha o cartão de vacinação do seu filho totalmente em dia.

Programação

A 1ª fase da vacinação contra a paralisia infantil será em 16 de junho

As duas novas vacinas estarão disponíveis no sistema público de saúde a partir do mês de agosto, porém, no caso da injetável contra a poliomielite, o Ministério da Saúde informa que ela será aplicada apenas nas crianças que estiverem começando o calendário de vacinação no ano de 2012.

A versão injetável da imunização contra a paralisia infantil deve ser aplicada quando o bebê completar dois e quatro meses de vida, ficando a versão em gotas para o reforço, que é necessário aos seis e aos 15 meses de idade.

Já a dose oral (a gotinha), será utilizada normalmente durante a campanha contra a paralisia infantil, cuja primeira fase está programada para o dia 16 de junho, em todo o Brasil. Nesta etapa, as crianças menores de cinco anos irão receber a dose, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente.

No caso da pentavalente, as doses serão aplicadas quando as crianças completarem dois, quatro e seis meses de idade.

Ministério da Saúde

No site do Ministério da Saúde (clique aqui para acessar), você pode conferir o calendário completo de vacinação para o ano de 2012.

Leia também:

1 comentário

  • A enfermagem insiste em ñ fazer uso das luvas de procedimento para administrar medicamentos por vias parenterais. É uma vergonha.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.