Novo calendário do abono PIS/Pasep é adiado

O plano de pagamento do PIS / Pasep 2020, que era esperado começar em julho, sofreu adiamento, por isso muitos trabalhadores que esperavam receber o abono salarial, questionaram a liberação do novo plano de pagamento. Porém, algumas informações precisam ser demonstradas, como quando estará disponível o pagamento e qual será sua data.

Qual a nova data de pagamento do PIS/PASEP?

O governo está tendo dificuldade em fechar o orçamento de 2021 e de auxiliar a liberação do plano Bem. No intuito de ajudar, o Codefat emitiu uma resolução junto à CGU para prorrogar o pagamento do benefício. O pagamento passará para 2022. 

Essa decisão transferiu o pagamento do PIS/PASEP para o começo do próximo ano, porém, o calendário em si ainda não está definido, porque a lista de processamento de benefícios termina em outubro e há até quatro meses para a execução do processo. O novo cronograma está previsto para iniciar em fevereiro de 2022.

Haverá acúmulo dos pagamentos de 2020 e 2021?

Como o abono salarial de 2020 foi prorrogado para o próximo ano, tendo em vista que o PIS/Pasep pago em 2022 será referente ao ano de 2021, os trabalhadores poderão vir a receber o abono salarial dos dois anos, apesar de ainda não haver confirmação oficial.

Novo calendário do abono PISPasep é adiado
Fonte/Reprodução: Original

Quem tem direito a receber o PIS/PASEP 2020?

Para receber essa quantia é preciso que a pessoa a receber tenha sido registrada no PIS/PASEP em uma margem de tempo de pelo menos cinco anos; que tenha assinado contrato de trabalho e o salário médio mensal corresponde até 2 salários mínimos em 2020; se envolveu em atividades remuneradas para pessoas jurídicas por pelo menos 30 dias de forma contínua ou não em 2020; que os empregadores informaram seus dados ao RAIS.

Quanto o PIS/PASEP paga?

O valor a se receber é proporcional aos meses trabalhados no ano-base, ou seja, cada mês trabalhado corresponderá a uma porcentagem do valor, por exemplo, quem trabalhou 3 meses no ano tem direito a receber 1/4 do valor do salário mínimo, quem trabalha 12 meses garante um salário mínimo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.