Regularize suas pendências com a Justiça Eleitoral nos cartórios eleitorais
O que você precisa saber
Quando o prazo termina: No dia 9 de maio, é a data-limite para regularizar pendências com a Justiça Eleitoral, se você está com algum tipo de pendência a resolver.
Tirar o seu título ou transferí-lo
Para tirar o seu título ou transferí-lo, é preciso estar em dia com as suas obrigações eleitorais e encontrar o cartório eleitoral mais próximo da sua residência. Acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e clique no link “Endereços dos Cartórios Eleitorais” para localizar o endereço do cartório mais próximo.
O que você precisa levar
Ao procurar o cartório eleitoral para tirar o seu título:
- Carteira de identidade original ou certidão de nascimento (ou casamento)
- Comprovante de endereço
- Comprovante de quitação do serviço militar (para os homens com idades entre 18 e 45 anos)
Transferência e regularização
Se você precisa transferir o seu título, basta levar:
- Título atual
- Documento de identificação
- Comprovante de residência recente
Para regularizar pendências com a Justiça Eleitoral:
- Presente o título, documento de identificação e comprovante de votação e/ou justificativa eleitoral que possuir, no cartório mais próximo.
2ª via
Se você perdeu o título, é possível solicitar a 2ª via até o dia 27 de setembro. Basta comparecer ao cartório eleitoral onde está inscrito e fazer o pedido.
Importante
Só poderão votar no dia 7 de outubro aqueles que estiverem em dia com as obrigações eleitorais. Acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para conferir os endereços dos cartórios eleitorais em São Paulo.
Central de Atendimento ao Eleitor
Outra forma de buscar ajuda é pela Central de Atendimento ao Eleitor, que funciona nos telefones (11) 3130-2100 e 148.
Certifique-se
Certifique-se de estar em dia com as suas obrigações eleitorais para evitar problemas ao votar. Se você tiver alguma dúvida, procure o cartório eleitoral mais próximo da sua residência.