A Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil está mobilizando milhares de brasileiros na internet, que não querem perder o livre acesso ao mensageiro instantâneo. Leia a matéria e entenda melhor como está sendo realizado esse protesto.
O WhatsApp se destaca como um dos aplicativos mais baixados do Brasil. Esse app permite a troca de mensagens de texto, áudio e imagens de forma ilimitada e totalmente gratuita, desde que o usuário esteja conectado à internet. No mundo, há quase 1 bilhão de pessoas utilizando o app de comunicação e isso tem causado sérios prejuízos para as operadoras de telefonia móvel.
Leia mais: WhatsApp pode sair do ar em todo o Brasil: Entenda o caso
Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil
As principais empresas de telecomunicação do Brasil (Vivo, Tim, Claro e Oi) estão se mobilizando para criar uma petição contra o WhatsApp. Elas alegam que o aplicativo está desencadeando sérios prejuízos financeiros.
Campanha contra o bloqueio
Na contramão das operadoras de telefonia móvel, há associações que estão instigando a Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil. Essas entidades do PROTESTE encaminharam para a 3ª Câmara de Consumidor e Ordem Econômica da Procuradoria da República uma representação, ou seja, um pedido para que as práticas das operadoras sejam apuradas ao invés de simplesmente bloquear o WhatApp.
O PROTESTE quer abrir um inquérito para que as empresas de telefonia tenham as suas práticas apuradas com mais rigor. As operadoras, por sua vez, pedem a limitação, bloqueio ou cobrança de taxas pelos serviços do WhatsApp.
Veja também: 12 coisas sobre o WhatsApp que você precisa saber
Petição contra o bloqueio do WhatsApp
A petição online, que recebeu o nome de “Não calem o WhatsApp”, está em busca de milhares de assinaturas. Se você quer que todos os recursos do aplicativo sejam mantidos gratuitamente, então clique aqui para assinar o abaixo-assinado.
O grupo Proteste resolveu criar a petição pois acredita que as exigências das operadoras afrontam o Marco Civil da Internet. Os argumentos das entidades participantes também são amparados pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Lei Geral de Telecomunicações.
Entenda a polêmica
De modo geral, as operadoras querem que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tome providências com relação a oferta de serviços gratuitos do WhatsApp, em especial o recurso que permite a troca de mensagens de voz. Elas alegam pagar tributos ao Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), enquanto o WhatsApp não faz isso.
Saiba mais: WhatsApp: o que é, como usar
E aí? O que você acha da Campanha para impedir bloqueio do WhatsApp no Brasil? Se você defende o uso do app, então assine a petição. No mais, continue no Mundo das Tribos e veja outras notícias sobre tecnologia.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.