Após diversos estudos, ficou comprovado que a higiene é a principal receita para prevenir o desenvolvimento do câncer de pênis. No intuito de diminuir cada vez mais o número de homens portadores da doença, a Sociedade Brasileira de Urologia está promovendo a campanha de pênis zero, em parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida. Conheça mais sobre o câncer de pênis e como evitar.
Saiba mais sobre a campanha
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) convidou como padrinho da campanha do pênis zero, o ex-jogador de futebol Zico e atual técnico do Al Gharafa, do Catar. As aç~´os da campanha estão ocorrendo nas cidades de João Pessoa- Paraíba, Garanhuns e Recife – Pernambuco, Fortaleza e Reriutaba – Ceará e Teresina – Piauí. A instituição já está providenciando a incorporação de outras cidades à campanha.
A escolha pelo Nordeste
De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, a maior incidência do câncer de pênis ocorre nas regiões Norte e Nordeste. Isso porque a patologia está diretamente associada à baixa condição socioeconômica das populações locais e também, à má higiene e a falta de conhecimento.
Dados sobre o câncer de pênis
O tumor de pênis é um problema raro, ao contrário do câncer de próstata. No entanto, a média de 1,6 mil amputações anuais, por câncer de pênis, é considerado um dado muito elevado pela SBU. Além disso, os membros afirmam que o câncer de pênis incapacita muito, aniquila o homem não só em relação à concepção, mas também na vida.
Prevenindo o câncer de pênis
O presidente da SBU, Nadir, esclarece que o câncer de pênis pode ser facilmente evitado. Para obter isso, basta que o homem tenha uma higiene adequada da região genital. A melhor metodologia é utilizar água e sabão para a limpeza, lavando o pênis todo o dia. Outra forma de prevenção, é evitar doenças sexualmente transmissíveis, através do uso do preservativo.
Orientação precoce
Como foi visto anteriormente, a prevenção do câncer de pênis pode ocorrer através da higiene da região genitalde forma adequada. Devido a isso, o presidente da SBU também recomenda que a prevenção tenha início desde a infância. Assim, cabe à família orientar os meninos em relação ao procedimento de lavagem para uma higienização adequada.
O câncer de pênis é uma doença que pode causar a morte do indivíduo. Após conhecer mais sobre o câncer de pênis e como evitar, basta orientar os familiares a prevenir o problema de maneira adequada e tratar a doença caso descoberto em alguém da família o mais rápido possível.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.