A candidíase intestinal é um problema que, apesar de não ser incomum, muitas vezes acaba não sendo diagnosticado. Conheça mais sobre esse problema e entenda melhor o que é e quais os sintomas da candidíase intestinal.
A dificuldade de diagnóstico
Não existem exames capazes de diagnosticar a candidíase intestinal, porque a candida albicans, causadora da doença, é naturalmente encontrada na flora intestinal das pessoas e, portanto, qualquer exame acusaria a presença do fungo, sem significar, necessariamente, que a pessoa tenha a candidíase.
O que é candidíase intestinal
A candidíase intestinal ocorre quando a candida, além de se apresentar por todo trato gastrintestinal, como acontece com todas as pessoas, se acumula e cria grandes colônias em determinada região. Infelizmente não é possível identificar onde estão as colônias e nem saber se elas realmente existem, mesmo através de exames de imagem, como a colonoscopia.
Principais sintomas
O diagnóstico do problema é clínico, e por isso ninguém melhor que o próprio indivíduo para identificar a doença através dos principais sinais e sintomas de candidíase intestinal:
- Problemas digestivos;
- Quadros de prisão de ventre e diarreia, que se intervalam sem nenhuma explicação;
- Acne em pessoas adultas;
- Dores de cabeça;
- Dores musculares;
- Cansaço crônico;
- Dificuldade de atenção, memorização e concentração;
- Cólicas abdominais;
- Candidíase em outras partes do corpo, como na região dos genitais;
- Doença de Chron;
- Intolerância a alimentos.
Por que ocorrem sintomas sistêmicos
Apesar de o fungo ficar restrito no trato gastrintestinal, a candidíase intestinal é capaz de provocar uma série de sintomas sistêmicos, como dificuldade de atenção, concentração, dor de cabeça e fadiga crônica. Essa é uma dúvida bastante comum e a explicação é muito simples.
A candida é um fungo que, uma vez que tenha se reproduzido em quantidade exagerada, é capaz de produzir uma série de substâncias tóxicas para o organismo, que são liberadas na corrente sanguínea e são as responsáveis por causar os sintomas sistêmicos.
Tratamento
Para tratar a candidíase intestinal é recomendado utilizar suplementos alimentares e multivitamínicos capazes de fortalecer o sistema imunológico. Em alguns casos a utilização de antifúngicos, como o fluconazol, pode trazer bons resultados, mas deve sempre ser utilizado sob recomendação médica.
A candidíase intestinal é um problema decorrente da proliferação anormal de um fungo que é naturalmente encontrado na flora intestinal. O problema pode cursar com sintomas localizados e sistêmicos, e o tratamento inclui a utilização de fármacos que fortalecem o sistema imunológico e combatem o fungo.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.