Fazer caminhadas diárias é um dos exercícios físicos mais indicados para quem deseja manter a forma e deixar a saúde em dia. Mas para algumas pessoas, a caminhada acaba sendo um pouco solitária, pois não têm companhia para a prática esportiva, resultando em desânimo.
Para quem está nessa situação, uma boa alternativa é contar com a companhia do “melhor amigo do homem”, o cachorro, durante as caminhadas, praticando o esporte conhecido como Canicross, que também leva o nome de corrida cross country ou trekking com cães.
O esporte consiste na prática de corridas em que o homem e o cão estão em total harmonia, buscando muita diversão, além do melhor condicionamento físico para ambos. Ele pode ser praticado na companhia de um ou dois cães, contando com o auxílio de uma guia, unindo os animais ao dono. O cinto Waist Belt também pode ser usado durante a caminhada.
Outra opção para agitar o seu cãozinho: Agility – o que é, benefícios
Onde e como surgiu o Canicross
O Canicross, esporte para cães e donos, teve origem no Reino Unido, onde era usado como uma forma de treinar os cachorros de trenó ou tração. Para que os animais se acostumassem a puxar algo mais pesado e a ganhar confiança na tarefa, eles eram treinados anteriormente com os condutores, tendo uma guia atrelada a eles.
Ao notarem que esse treinamento era prazeroso para eles e também para os cães, os condutores decidiram manter a atividade por um tempo maior, já que ela era benéfica para ambos, melhorando o seu condicionamento físico, dando início ao Canicross, cuja prática começou a cerca de 10 anos e que hoje tem adeptos em várias partes do mundo, inclusive com a disputa de campeonatos da modalidade.
Saiba quais são os benefícios: O corpo em ação
Dicas para praticar o Canicross
Para praticar o Canicross, é preciso antes tomar alguns cuidados, como levar o seu cão de estimação ao veterinário, para fazer um check-up e saber se ele está apto a iniciar as caminhadas. Cães de menor porte, como poodle e pinscher, têm uma menor resistência e se cansam com facilidade, devendo caminhar em distâncias bem menores, ao contrário de raças maiores, como labrador e pastor alemão, que são mais resistentes.
Fique atento também à sua saúde e não se esqueça de consultar o médico antes de começar a praticar o Canicross, lembrando que o esporte pode ser uma alternativa para as pessoas de todas as idades. No caso dos cães, o ideal é que os praticantes tenham mais de um ano.
Além disso, não se esqueça de evitar os horários em que o sol está mais quente e não dê comida para o cão antes de sair. Leve água para ele e também para você e comece caminhando por distâncias mais curtas.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.