CapCut: passo a passo para usar esse editor de vídeos e fotos online gratuitamente

Embora o CapCut Online seja um serviço de uso simples, mesmo para quem não possui experiência, ter um “passo a passo” agiliza o cumprimento de tarefas e potencializa a sua imaginação.

Quem acompanha avidamente as redes sociais já deve ter se deparado com fotos e vídeos com excelente valor de produção, muitas vezes provenientes de criadores de conteúdo. Em um primeiro momento, esse tipo de trabalho pode parecer difícil, mas as coisas são mais simples do que imagina.

O segredo para editar materiais audiovisuais com facilidade é conhecer as melhores ferramentas, o que nem sempre é algo óbvio. Especialmente quando precisamos pagar pelos serviços e torcer para que eles sejam compatíveis com nossas máquinas, encontrar as ferramentas ideais é um desafio.

No texto de hoje nós vamos falar sobre um serviço online completamente gratuito e que não requer uma máquina potente para funcionar. E o melhor de tudo? As ferramentas disponibilizadas são completas o suficiente para garantir produções com aparência profissional sem muito esforço.

Como usar o CapCut em 5 passos

Utilizar o CapCut Online para editar vídeos e fotos é algo bastante simples, especialmente para quem nunca realizou esse tipo de tarefa. Abaixo nós separamos um tutorial com apenas 5 passos, englobando as principais etapas para que comece a produzir materiais audiovisuais de qualidade. 

1 – Crie uma conta ou faça o login

A primeira etapa do uso do CapCut Online depende de um fator: essa é a primeira vez que está acessando o site? Se a resposta for “sim”, você precisará fazer um cadastro. Do contrário, bastará fazer o login. Esse passo serve para, entre outras coisas, garantir que os seus projetos sejam salvos.

Na página inicial, clique em “entrar”, no canto superior direito. Em seguida, você terá múltiplas opções, entre criar uma conta com um endereço de e-mail válido ou conectar-se a um perfil no Facebook, TikTok ou Google. Todas as alternativas dão acesso às ferramentas do CapCut Online.

2 – Inicie um novo projeto

Assim que tiver feito o cadastro, você será levado a uma nova página. No topo dela, verá duas opções: “criar novo vídeo” ou “criar nova imagem”. Como os nomes sugerem, cada um desses botões leva a um editor diferente, de acordo com os seus objetivos e o tipo de mídia que deseja produzir.

Também é possível começar um novo projeto diretamente das ferramentas, clicando em “ferramentas mágicas”, no canto esquerdo da janela. Por esse caminho, as funcionalidades do CapCut estarão divididas entre: todos, recentes, populares, crie com IA, para vídeos, para imagens e comerciais.

3 – Editor de vídeos

Para os passos seguintes, decidimos separar o tutorial entre a edição de vídeos e a edição de fotos. Você irá clicar em “criar novo vídeo” e uma janela será aberta, pedindo que escolha as dimensões do seu projeto. Feito isso, verá o botão “clique para carregar”, logo ao centro da linha do tempo.

Ao clicar no botão, você poderá abrir as mídias que deseja editar. Também é possível somente arrastá-las diretamente para a janela. As ferramentas aparecerão em colunas do lado esquerdo (antes de selecionar um arquivo) e direito (depois de enviar o arquivo). A edição, nesse ponto, depende de você.

4 – Editor de fotos

Para a edição de imagens, você irá clicar em “criar nova imagem”. Um pop-up será aberto, pedindo que personalize o tamanho da imagem ou selecione uma rede social onde o material será utilizado. Isso é útil, pois agiliza a edição das fotos. Escolha uma opção e clique para uma nova janela se abrir.

A nova janela é similar à linha do tempo dos vídeos. Ao enviar um arquivo (via a opção “carregar”, na coluna do lado esquerdo), você terá novas ferramentas, dentre as quais se destacam tirar fundo de imagem, amplificador, aprimorador de luz, filtros, efeitos, estilo e outras funcionalidades úteis.

5 – Exporte os materiais produzidos

A última etapa consiste na exportação do que você produziu, algo que não tem muita distinção entre os tipos de mídias. Ao terminar o trabalho, é preciso somente clicar no botão “exportar”, no canto superior direito da janela. Tanto nos vídeos quanto nas imagens, novas opções serão exploradas.

De acordo com o tipo de mídia, você deverá escolher, entre outras coisas, o formato do arquivo, tamanho, qualidade, resolução e taxa de quadros. No caso dos vídeos produzidos, é possível também publicá-los automaticamente nas redes sociais TikTok, Instagram, Facebook e Youtube.

Quais são as vantagens do CapCut Online?

1 – Traz ferramentas completas

Ter ferramentas simples não significa ser um programa incompleto. Muito pelo contrário: as funcionalidades do CapCut Online unem a facilidade de uso com a automatização de tarefas complexas, como a remoção de fundo de vídeo via inteligências artificiais, mencionada previamente.

2 – Possui uma interface amigável

A complexidade desnecessária de um layout é uma das principais barreiras para quem está buscando editar pela primeira vez. Ao ver um menu cheio de informações, fica difícil saber para onde seguir. O CapCut evita essa sensação, com abas autoexplicativas e ferramentas encontradas com facilidade.

3 – É gratuito

O CapCut Online é um editor de vídeo gratuito, o que significa que você não precisará comprá-lo ou fazer uma assinatura. Isso dá maior flexibilidade para as empreitadas, levando em conta a economia de recursos e a tranquilidade de não ter uma assinatura de serviço online prestes a vencer.

4 – Prioriza a segurança

Uma característica notável do CapCut reside no cuidado com os seus arquivos originais. Qualquer edição que vá realizar com o serviço não mexe nas mídias que possui no computador. Isso significa que você reiniciar um projeto quantas vezes quiser, sem que seja preciso reenviar o(s) arquivo(s).

5 – Permite edições ágeis

Durante o passo a passo, nós mencionamos o item “qualidade” como parte das escolhas de exportação. Dependendo da qualidade que deseje para os seus arquivos, o tempo tomado para que a tarefa seja concluída irá variar. Edições mais simples podem ser finalizadas de maneira simples e ágil.

6 – Não requer compatibilidade

Ao usar um software de edição de fotos e vídeos, é necessário saber se ele é compatível com o sistema operacional do seu computador. No caso do CapCut Online, esse elemento não existe, já que qualquer máquina com um navegador de internet é capaz de acessar a plataforma e possibilitar as edições.

E essa é só a ponta do iceberg! As possibilidades de edição de fotos e vídeos dependem apenas da sua imaginação e propósitos. Para tirar o máximo proveito das ferramentas do serviço online, o melhor a se fazer é treinar a edição com frequência, melhorando suas técnicas um dia de cada vez.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.