O que é Capitalismo Industrial e como surgiu?

A compreensão sobre o que é Capitalismo Industrial é a segunda fase para entender o desenvolvimento do sistema capitalista. O impacto desse momento foi tão grande e decisivo para a ampliação do capitalismo que algumas de suas características permanecem até hoje.

Toda essa importância para o mundo econômico atual se dá justamente pela quantidade de mudanças existentes no período, tanto em modo de produção como na maneira de se obter lucro. O modo com o qual o ser humano se relaciona com o trabalho nas máquinas também é tópico de discussão.

Com todos esses fatores em mente, é essencial analisar e estudar com atenção o Capitalismo Industrial para entendimento do desdobramento da economia atual. Por isso, confira neste artigo as definições mais importantes juntamente de um aprofundamento apropriado para o assunto.

O que é o capitalismo industrial?

Pode-se definir o Capitalismo Industrial como a segunda fase do sistema capitalista que sucedeu o mercantilismo. As revoluções que ocorreram na época possibilitaram o uso de máquinas para realização de trabalhos e essas invenções passaram a ser usadas em grande quantidade. A partir desse contexto, o modo de trabalho mudou bastante.

Pelo fato do capitalismo industrial ser sucessor direto do capitalismo comercial, cabe dizer que vários conceitos que se utilizavam em seu antecessor foram reaproveitados e adaptados para as indústrias, enquanto outros foram criados conforme veremos mais adiante.

Como o capitalismo industrial surgiu?

A história mostra que o capitalismo industrial se originou com a substituição do trabalho manual por máquinas na Inglaterra aproximadamente em 1750. A partir da mecanização do trabalho através do desenvolvimento do maquinário, a forma de obtenção de lucro era através da produção em grande quantidade de produtos industrializados.

O desenvolvimento do Capitalismo Industrial coincide com o surgimento da primeira revolução industrial, já que este é o momento no qual surgiram diversas máquinas e se investiu em diversos estudos para o desenvolvimento da indústria. O Capitalismo Industrial durou do século XVIII até o século XIX.

Quais são as características do capitalismo industrial?

As principais características do Capitalismo Industrial somam as ideias dos sistemas industriais juntamente dos objetivos do sistema capitalista. Por isso, a obtenção e acumulação de riquezas continua como foco principal, juntamente de novas características relacionadas ao modelo de trabalho com indústrias:

  • Trabalho assalariado;
  • Substituição da mão de obra humana por máquinas;
  • Nova maneira da Divisão Social do Trabalho;
  • Desenvolvimento de transportes;
  • Ascensão de ideias como liberalismo, luta de classes e outras.

Os pontos que citamos na lista gerou foram responsáveis por gerar mudanças na forma de obtenção de lucro e, por consequência, mudanças gerais na qualidade dos produtos criados para comércio e maneira de tratar os vários conhecimentos existentes.

O desenvolvimento de técnicas para conservação de alimentos, por exemplo, demandou muita pesquisa científica que precisou ser incentivada e financiada. Como resultado, o amplo consumo desses produtos no mercado. Todos esses dados promoveram tanto vantagens como desvantagens conforme veremos abaixo.

Quais são as vantagens e desvantagens do capitalismo industrial?

A vantagem principal do capitalismo industrial é que a quantidade de serviços e produtos que se desenvolveram não foi pouca, o que permite uma grande variedade e necessidade de novas pesquisas para inovação.

Porém, as desvantagens são muito notáveis e até gritantes quando observamos. A primeira delas é a despreocupação com a distribuição de riquezas, o que promove a desigualdade social. Não se preocupar com o meio ambiente e focar somente no individual também é uma falha não só do capitalismo industrial, mas do capitalismo como um todo.

Visto tudo isso que falamos, esperamos que você compreenda o que é Capitalismo Industrial e possa falar a respeito disso com total confiança a partir de agora. Não deixe de compartilhar nosso artigo para ajudar na divulgação e sempre que possível confira novas informações deste site.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.