Quais as características da burocracia?

Por mais que não percebamos, a burocracia está bastante presente em nosso cotidiano em diversas situações, mas você sabe as características da burocracia? Saiba quais são as características da burocracia, a origem do termo, como ela funciona e outras informações como a sua teoria.

O que é a burocracia?

A burocracia é uma estrutura de organização que tem como característica regras e procedimentos com definições e regulamentações. A burocracia serve para dividir responsabilidades, hierarquia, especialização de ofícios e relações gerais.

O que é a burocracia
Fonte/Reprodução: original

A burocracia está presente em organizações públicas, privadas, sociais, com e/ou sem fins lucrativos. Mas também, a palavra burocracia passou a ser usada como um termo negativo para métodos administrativos considerados sem necessidade, dispendioso e prescindível.

Qual a origem do termo burocracia?

O termo burocracia tem origem da palavra em latim bura, um pano de cor avermelhada feito de lã, a palavra evoluiu para a palavra francesa burel, esse tipo de tecido era utilizado nas repartições públicas francesas para cobrir escrivaninhas, o que deu origem a palavra bureau, que passou a ser usada para falar sobre escritórios no geral.

A primeira pessoa registrada a utilizar a palavra burocracia foi o funcionário do governo francês, Jacques Claude Marie Vincent, para se tratar da grande quantidade de regras presentes na administração pública.

Quais as características da burocracia?

Uma das principais características da burocracia é a hierarquia, a qual é marcada pela impessoalidade, outras características são a rigidez na divisão de trabalhos, regras, regulamentos, e procedimentos que são inflexíveis.

Além dos processos guiados através de documentos escritos e atividades registradas. No geral, as características da burocracia são:

  • Caráter legal sobre normas e regulamentações;
  • Caráter formal de comunicações;
  • Caráter racional e divisão de trabalho;
  • Impessoalidade das relações;
  • Hierarquia de autoridade;
  • Rotinas e procedimentos;
  • Domínio técnico;
  • Especialização dos empregados;
  • Previsão de funcionamento.

Essas são as principais características da burocracia.

Qual era a visão de Max Weber sobre a burocracia?

Max Weber foi um sociólogo alemão no qual fazia estudos sobre a burocracia, Weber defendia o sistema burocrático afirmando que ele era um modelo de administração com bastante eficácia, com trabalho rápido, racionalidade e resultados.

Qual era a visão de Max Weber sobre a burocracia
Fonte/Reprodução: original

Para Weber esse modelo diminuía os problemas internos no trabalho com o devido controle no sistema. Nos pontos debatidos por Weber está a defesa dos funcionários dentro do sistema burocrático, onde teriam seus salários e jornadas de trabalho fixos, contrato de serviço e atuação elevadamente técnico. A visão de Max Weber também traz os seguintes pontos de vantagens da burocracia:

  • Decisões rápidas;
  • Rotinas e procedimentos feitos de maneira uniforme;
  • Organização contínua através da substituição de funcionários afastados;
  • Subordinação, confiança e constância na qualidade de trabalho.

Esses são os principais pontos da visão de estudo de Max Weber sobre a burocracia.

Qual a teoria da burocracia?

A teoria da burocracia consiste no estudo das organizações, de como é feita sua estrutura e também como ocorre o seu desenvolvimento para um alcance de eficiência, ou seja, a teoria da burocracia serve para tornar a organização eficaz, trazendo rapidez, racionalidade, padrão e alcance de metas.

Essas são as características da burocracia e outras informações sobre esse sistema de trabalho. Por mais que seja utilizado ao redor de todo o mundo, o sistema burocrático é considerado por muitos um sistema atrasado e ineficiente que atrasa e dificulta procedimentos simples pela sua falta de questionamento inflexibilidade presentes em seu sistema de regras já estabelecidas e sistema hierárquico bastante rígido.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.