Carta de apresentação pessoal: como fazer

Algumas empresas exigem que, além do currículo, o candidato a vaga de emprego mande também uma carta de apresentação pessoal. É nesse instante que as dúvidas começam a surgir, já que a maioria das pessoas não sabe como redigir este tipo de documento.

Entretanto, ao contrário do que se imagina, elaborar uma carta de apresentação é mais fácil do que parece. Não existe nenhum segredo, basta seguir algumas regras básicas para não sair fora do padrão.

Veja ainda: Saiba o que não é preciso por no seu currículo.

Separamos algumas dessas orientações para que você não se perca quando precisar elaborar a sua. Confira!

Como elaborar uma carta de apresentação

Ao contrário do que imaginam, elaborar uma carta de apresentação é mais fácil do que parece. (Foto: Divulgação).

1. Sempre coloque o nome e o cargo da pessoa (ou departamento) para quem você pretende enviar a carta;

2. Ao final, o documento deve trazer a sua assinatura;

3. Cuidado para não se esquecer de colocar o nome da empresa ou então escrevê-lo de forma incorreta. Evitar esses erros mostra que você sabe com quem está falando;

Como redigir uma carta de demissão.

Ao redigir a carta, você deve priorizar suas características pessoais e profissionais que tenham relação com a vaga. (Foto: Divulgação).

4. Na hora de redigir a carta, priorize as características profissionais e pessoais que tenham relação para a posição pretendida;

5. Procure ler a carta diversas vezes para evitar erros gramaticais e se certificar de que as informações estão dispostas em uma ordem lógica;

6. Redija sua carta em papel A4 ou papel-carta de boa qualidade e, preferencialmente, branco (papeis muito chamativos podem ofuscar a sobriedade do documento). Além disso, não use mais do que uma página para elaborá-la.

Abaixo, estão mais algumas dicas para que você possa fazer uma carta de apresentação de qualidade.

Dicas para fazer carta de apresentação

Uma boa carta de apresentação pode ser decisiva para a sua contratação na empresa. (Foto: Divulgação).

Uma boa carta de apresentação deve ter, no máximo, quatro parágrafos, contendo informações consistentes e, acima de tudo, confiáveis sobre o candidato, bem como suas experiências e habilidades.

Capriche no primeiro parágrafo, já que, provavelmente, ele será o responsável por promover o primeiro contato do leitor com a sua carta. E como a primeira impressão é sempre a que fica, você deve ter uma atenção especial sobre o início do documento, fornecendo informações claras e objetivas.

Para o segundo parágrafo, reserve os dados adicionais sobre sua formação acadêmica e profissional. Destaque ainda as realizações de sua carreira e os resultados que conquistou em atividades passadas. Em seguida, procure fornecer detalhes sobre os motivos pelos quais a empresa deve lhe contratar, ressaltando como sua experiência pode contribuir para o crescimento da instituição.

Sem dúvida, essas dicas irão ajudá-lo a escrever uma boa carta e mostrar que você está preparado para o trabalho.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.