Carta de defesa para o INSS: para que serve e como solicitar

Com a carta de defesa para o INSS o beneficiário pode provar qual é a sua atual situação. Mas com qual objetivo? Digamos que você receba em sua casa uma carta que conteste o valor do benefício que você recebe. Nesse caso, você pode fazer uma carta de defesa para o INSS e mostrar qual é a sua realidade.

Por isso, se você é um beneficiário, é importante que você saiba o que é e também como fazer uma carta de defesa para o INSS. Por isso, vamos ver para que serve, como funciona e também como fazer uma carta de defesa para o INSS caso seja necessário.

O que é uma carta de defesa para o INSS?

Antes de falar da carta de defesa para o INSS temos de citar o monitoramento operacional de benefício, o MOB. Que é uma fiscalização feita para verificar se o beneficiário está recebendo o benefício da forma correta, e se não está havendo nenhum tipo de desvio ou qualquer outra regularidade.

Talvez o MOB encontre algo irregular no seu benefício, e então lhe envie uma carta contestando o valor que você recebe ou até mesmo lhe alertando sobre a suspensão do seu benefício.

O que é uma carta de defesa para o INSS
Fonte/Reprodução: original

Se você achar que está sendo injustiçado e não tem nada de irregular no seu benefício, você deve então fazer uma carta de defesa para o INSS. Essa carta é um meio de você responder ao MOB e esclarecer que o resultado da fiscalização está errado.

Na carta de defesa para o INSS, você irá escrever o por que está recebendo o benefício e por que está sendo injustiçado. Mas vamos ver melhor para que serve realmente a carta de defesa para o INSS.

Para que serve?

Esta carta será uma espécie de resposta a o procedimento revisional feito pelo monitoramento operacional de benefício. Sendo assim, podemos dizer que a carta de defesa para o INSS funciona como uma forma de defesa para o procedimento feito pelo MOB.

Como posso solicitar uma carta de defesa ao INSS?

Se você recebeu uma carta do INSS contestando o seu benefício, você deve então solicitar imediatamente a sua carta de defesa do INSS. você pode realizar o processo de solicitação pelo site do INSS, ou então pelo aplicativo “Meu INSS”.

  • Para solicitar a sua carta de defesa, siga os passos:
  • Acesse o site do INSS;
  • Clique na aba Agendamento/solicitações;
  • Depois clique em novo requerimento e então em atualizar;
  • Confira os seus dados;
  • Preencha todas as informações que lhe forem solicitadas e finalize a sua solicitação.

Pronto, agora é só esperar, normalmente ao finalizar todo o processo, o sistema avisa o prazo que será necessário para concluir sua solicitação.

Qual é o prazo?

Depois de fazer tudo que foi dito acima, dentro de 45 dias a sua solicitação já deve estar concluída. Você pode acompanhar todo o procedimento pelo site do INSS e também pelo aplicativo “Meu INSS”.

Quais são os requisitos?

Para fazer uma solicitação da carta de defesa para o INSS, além de ser um beneficiário do INSS, você também deve ter recebido uma carta contestando o seu benefício de alguma forma.

Se você recebeu a carta e pretende fazer a carta de defesa, deve ter em mãos 2 documentos, o CPF e também uma procuração de representante legal. Após isso, é só seguir os passos já ditos acima e prosseguir com sua solicitação.

Como fazer uma carta de defesa ao INSS?

Em sua carta de defesa para o INSS você deve argumentar contra as divergências que foram apontadas em seu benefício e também anexar os documentos que provem o que foi dito por você.

Como fazer uma carta de defesa ao INSS
Fonte/Reprodução: original

Caso algum dado seu esteja desatualizado, você deve atualizá-los. Depois você irá protocolar a sua carta e seguir acompanhando o processo.

Portanto, se você precisa fazer uma carta de defesa para o INSS, já sabe o que precisa fazer. Caso ainda tenha alguma dúvida, você pode obter mais informações acesse o site do Governo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.