Cartão cancelado por falta de pagamento pode ser reativado?

Um dos maiores problemas financeiros para os brasileiros com toda certeza é o cartão cancelado. O cartão de crédito oferece a facilidade de comprar online rapidamente e de parcelar as compras sem juros em vários meses, mas pode ser uma armadilha para quem não consegue se impor limites e controlar seu financeiro. 

Por essa razão muitos cartões são cancelados ao ano, seja por inadimplência ou por solicitação do próprio consumidor para evitar uma bola de neve ou uma cobrança desnecessária de anuidade. Seja qual for o seu caso, é importante saber como ter seu cartão reativado caso precise e quais as regras para isso.

Quais os requisitos para reativar um cartão?

Para ter o cartão reativado, primeiro temos que saber se o cartão está bloqueado ou cancelado, isso pode ser confirmado com o banco ou emissor.  Se estiver apenas bloqueado, é possível reativá-lo, porém os requisitos podem variar do banco. Caso haja parcelas em aberto, pode ser solicitado sua quitação para o desbloqueio. 

Quais os requisitos para reativar um cartão
Fonte/Reprodução: original

Porém, se estamos falando de um cartão cancelado, isso vai depender da administradora. Algumas permitem que o cartão seja reativado em até 180 dias depois do pedido de cancelamento, mas algumas não permitem o retorno. Isso acontece pois no cancelamento do cartão, a numeração passa a ser considerada inválida pela bandeira (Mastercard, Visa…), então será necessário solicitar um novo cartão. 

Pode não ser tão fácil, já que será realizada nova análise de crédito, e dependendo do seus histórico você pode não conseguir um novo cartão, conseguir mas com o limite inferior ou ir pro fim da fala dos que aguardam aprovação e dependendo do banco e seu sistema de aprovação de novos usuários, pode demorar um bom tempo para conseguir seu novo cartão.

Como é o processo de reativar o cartão?

Se você tem um cartão cancelado e deseja reativar, será necessário entrar em contato com a administradora do cartão por qualquer tipo de atendimento ao cliente para averiguar se ainda é possível reativar. 

Caso a sua administradora permita, então apenas solicite a reativação. Um exemplo de banco que não permite a reativação é a fintech Nubank, muito popular pela falta de anuidade no cartão de crédito, é uma das mais procuradas. Porém caso o seu cartão seja cancelado, então será necessário a solicitação de um novo e isso pode demorar o tempo padrão de análise de crédito onde se encontram também os solicitantes para novos usuários.

Quanto tempo demora?

O tempo para ter o cartão reativado pode variar da sua administradora e se você ainda tem o seu cartão. Em caso de necessidade de segunda vida, então deve demorar apenas o tempo de produção e envio do cartão.

Outra opção mais rápida e segura é o uso de cartões digitais que podem ser ativados e bloqueados usando seu aplicativo do banco, podem ser usados para os mesmos tipos de transação, então dependendo da sua urgência, é uma ótima alternativa. Caso prefira o físico, então basta aguardar a ativação que vai depender da sua administradora e dos requisitos dela e se será necessário nova emissão ou até nova numeração.

Quais as taxas para reativar o cartão?

Normalmente não há taxas para arrependimento de cancelamento do cartão, mas você pode ser cobrado pela emissão caso precise de um cartão novo. Isso varia unicamente da sua administradora. 

Porém sempre fique atento se vale a pena emitir novamente seu cartão ou solicitar um novo em outro banco. Alguns bancos fazem nova análise de crédito mesmo em desistência de cancelamento, dentro ou fora do prazo para que o cartão seja reativado.

É possível reativar o cartão on-line?

O serviço para que o cartão seja reativado pode ser feito em bancos físicos, por telefone e pela internet dependendo do seu caso e da administradora. 

É possível reativar o cartão on-line
Fonte/Reprodução: original

O Itaú por exemplo pede que na maioria dos casos, seja feita uma solicitação de novo cartão no próprio site ou entrar em contato com os atendentes via chat. Caso não encontre sua solução no site da sua administradora, entre em contato por telefone, chat ou vá a um banco físico, sempre dê preferência em ir para a sua agência.

Como evitar cancelamento do cartão?

No Brasil já existem cerca de 25 milhões de consumidores com o nome negativado por não pagamento do seu cartão de crédito. Infelizmente é uma situação comum mas que é possível evitar:

  • Use seu cartão de crédito apenas para comprar o que precisa
  • Evite parcelamentos de longo prazo
  • Fique atento ao valor da sua fatura e a quanto você pode pagar por mês
  • Não faça transações acima do seu limite mesmo que o banco costume aprovar

Caso você já esteja com dívidas, procure o seu banco para renegociar, se a proposta não for interessante, opte por empresas de recuperação de crédito. Em último caso, se seu nome já estiver sujo você pode tentar quitar sua dívida no Feirão Limpa Nome do Serasa, onde você pode ter um bom desconto na sua dívida.

O cartão de crédito pode ser uma bola de neve se não for bem administrado, então tenha certeza da necessidade na hora de solicitar que seu cartão seja reativado. Em caso de cancelamento por sua própria vontade, saiba o tempo para reativação e se é possível, pois pode variar do tipo de cartão também.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.