O organismo necessita de uma diversidade alimentar para o seu bom funcionamento. Na verdade, o ideal seria ingerir alimentos integrais, frutas, legumes e verduras, bem como oleaginosos, para o seu bom funcionamento. Veja a Castanha-do-Brasil: por que consumir? Entre os alimentos destacamos os oleaginosos que fazem muito bem para a saúde do coração, mais especificamente e ajudam a emagrecer.
Castanha-do-Brasil: Por Que Consumir?
Tais alimentos ativam todos os processos dentro do organismo, e se consumidos de maneira adequada, podem trazer e manter o equilíbrio das suas funções e combater doenças. Vale destacar uma oleaginosa: a Castanha-do-Brasil, pois, contém excelente quantia de ômega 6, gordura antioxidante, que previne inflamações nas as células do corpo. Há também em sua composição a vitamina E, e o selênio, que combatem os radicais livres, que degeneram as células e causam um desequilíbrio corporal, devido à oxidação. Castanha-do-Brasil: por que Consumir? Isso já está mais do que claro nesse artigo. Continue lendo.
Confira aqui: 7 Dietas que simplesmente não funcionam
Propriedades da Castanha-do-Brasil
As castanhas do Brasil são ricas em gorduras mono e polinsaturadas, capazes de reduzir os níveis de colesterol ruim do sangue ( LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), as oleaginosas ajudam a impedir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, de quebra dão a sensação de saciedade. A Castanha-do-Brasil também é ótima aliada às dietas pelo potencial de proporcionar saciedade e faz com que seja consumido menos alimentos proporcionando o emagrecimento.
Benefícios da Castanha-do-Brasil
A Castanha-do-Brasil ajuda a evitar a propagação do câncer além de diminuir a sua incidência. Outros benefícios desta fruta vêm das suas propriedades preventivas na cardiomiopatia, doença do miocárdio associada com disfunção cardíaca. Também melhora o sistema imunológico, equilibra a atuação dos hormônios da tireoide e é poderoso antioxidante.
Veja aqui também: Dietas para evitar acne
Quantidade diária de consumo da Castanha-do-Brasil
Uma unidade de castanha tem em média 59 microgramas de selênio, quantidade aconselhável para consumo. Não podemos esquecer que as castanhas também são altamente calóricas, então, o ideal é consumir no máximo 5 unidades dia. A castanha do Brasil é uma das plantas mais nobres e valiosas da Amazônia Ocidental e, atualmente, é o produto vegetal extrativo mais importante da Amazônia em valor ecológico, social, econômico e alimentar. Não é um produto muito barato, mais vale investir na nossa saúde. É preciso ter em mente que uma dieta equilibrada em alimentos saudáveis, só trará benefícios ao nosso corpo e mente.
1 comentário
Ótima explanação sobre a castanha-do Brasil ou do Pará como é conhecida. Já faço uso a algum tempo e jamais deixarei de consumi-la mesmo com o preço um pouco alto q ela tem. O q vale são os benefícios para a saúde…