Posso fazer uma cópia da Certidão de Casamento Civil?

Ter seus documentos em dia é essencial para as movimentações diárias que precisamos fazer no dia-a-dia e para resolver diversas situações, principalmente a certidão de casamento civil. O documento sobre casamento civil passa até mesmo a substituir a certidão de nascimento após sua emissão.

Caso tenha perdido e precise de uma cópia da sua certidão de casamento civil, é necessário resolver a questão o mais breve possível, neste post esclarecemos o que precisa ser feito nesse caso.

O que é uma certidão de casamento civil?

A certidão é um documento em que o conteúdo vem do assento de casamento e é lavrado em livro depositado aos cuidados do registro civil.

O que é uma certidão de casamento civil
Fonte/Reprodução: original

É essa certidão que comprova a união entre duas pessoas e o regime de bens na união conjugal, após a mudança no estado civil. Em muitos casos a certidão de nascimento passa a não ser mais requerida, substituída pela de casamento.

A certidão de casamento civil leva esse nome por ser registrada no Cartório de Registro Civil e tem suma importância para situações como: compra de um imóvel, solicitar um financiamento e até mesmo para solicitar uma nova via do RG.

Quanto custa uma cópia da certidão de casamento atualizada?

Solicitar a cópia da sua certidão de casamento civil é mais fácil do que você imagina, essa cópia é conhecida como segunda via, e pode ser solicitada pela internet ou diretamente no cartório. O valor da segunda via da certidão de casamento civil é de R$ 22,05 sem taxas administrativas, com as taxas o valor dela pode chegar a R$ 39,27.

É possível tirar segunda via de certidão de casamento pela internet?

Sim, é possível tirar a segunda via do documento pela internet e ela também pode ser impressa em casa, mas mesmo assim, essa via se torna apenas uma cópia, necessário o comparecimento ao cartório mais próximo para validá-la.

É possível tirar segunda via de certidão de casamento pela internet
Fonte/Reprodução: original

Se caso você fizer a solicitação da segunda via da certidão de casamento civil no site oficial de Registro Civil Brasileiro, é possível receber sua via por e-mail ou pelos Correios em sua residência. O cartório tem cerca 5 dias úteis como prazo para a emissão da certidão após a confirmação do pagamento que pode ser feito em boleto (que costuma demorar 2 dias úteis para compensação), crédito ou débito. Vale lembrar que a entrega também tem uma taxa a ser paga.

Quem pode solicitar segunda via de certidão de casamento?

Qualquer pessoa pode solicitar a segunda via de certidão de casamento com o pagamento da taxa de emissão. Mas, para que a solicitação seja feita, é necessário ter alguns dados em mãos como o RG do solicitante, nome completo dos cônjuges, e nome do cartório que fez o primeiro registro.

Perder um documento não é legal, ainda mais por se tratar de um tão importante como a certidão de casamento civil, agora você já sabe o que fazer para emitir a segunda via dela e regularizar essa pendência.

E muito cuidado ao guardá-la para não perdê-la novamente, a certidão de casamento civil emitida pela internet também pode ser consultada online, caso haja necessidade.

Gostou? Continue nos acompanha para mais conteúdos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.