O clareamento dental é uma ótima opção para as pessoas que desejam acabar com o sorriso amarelado e exibir dentes brancos e saudáveis. Esse tratamento odontológico tem sido muito procurado como uma alternativa estética, mas é necessário contar com um bom profissional para realizar o procedimento. Os dentes podem assumir o aspecto amarelado por diversos motivos, em especial devido à alimentação. O consumo de produtos que apresentem alta concentração de corante como refrigerante, café, chá e vinho é o principal responsável pelo escurecimento dos dentes, além disso hábitos como o tabagismo também é grande responsável por manchas nos dentes.
Clareamento Dental
Depois de fazer o clareamento dental, reformule os seus hábitos alimentares e prefira uma dieta natural. As manchas nos dentes não aparecem de um dia para o outro, elas são o resultado de anos de exposição aos fatores que as causam.
Leia mais informações sobre: Mitos e verdades sobre clareamento dental
Como funciona?
Antes de fazer o clareamento dental é feita uma avaliação para identificar a cor dos dentes, o dentista registra por meio de fotos ou comparando os dentes do pacientes com moldes de porcelana até encontrar a coloração correspondente. Identificada a cor dos dentes é necessário fazer uma lavagem profissional de dentes, as manchas superficiais e o tártaro devem ser removidos antes de fazer o clareamento dental.
O produto usado para fazer o clareamento é cáustico e pode danificar os tecidos da boca, por isso é colocado uma barreira gengival para isolar os dentes e proteger os tecidos orais macios. Depois de proteger a gengiva é necessário secar os dentes antes de aplicar o gel de clareamento ou peróxido, que é aplicado em 60 ou 90 minutos.
Clareamento caseiro
O clareamento dental caseiro é muito utilizado atualmente, pois seu preço é muito vantajoso se comparado ao clareamento feito em um consultório particular. O clareamento dentário caseiro consiste apenas em aplicar o produto nos moldes, colocar nos dentes e aguardar o tempo necessário. Os produtos para ser aplicado nos dentes podem ser comprados em consultórios, existem kits prontos para facilitar a aplicação. Muitos profissionais não aprovam esse método, pois os resultado podem ser diferentes do esperado, as principais desvantagens são: sensibilidade nos dentes, não clareia os dentes de maneira homogênea, podendo ficar manchas, o tempo que o clareamento dura é pequeno, pode ocorrer necrose dos dentes e queimadura nos lábios e gengivas.
Leia mais informações sobre: Clareamento Dental: Quais os Métodos?
Somente dentistas podem fazer o procedimento
Sendo um procedimento químico, quando o clareamento não é realizado de forma correta ele pode oferecer riscos à saúde bucal do paciente. Alguns produtos odontológicos deixam os dentes fracos e afetam a gengiva. Siga todas as orientações do seu dentista para não ter problemas ao longo do tratamento. Ter dentes brancos e brilhantes é o desejo de muitas pessoas, mas é importante lembrar que a saúde é mais importante que a estética, portanto não exagere querendo resultados rápidos e siga as instruções de seu dentista.
4 Comentários
Nossa, eu comprei meu clareamento por 81R$ na internet e funcionou muito bem, chegou tudo direitinho e funcionou direitinho tambem, eu deixo aqui o endereço da loja http://www.sorrisomilionario.com/br
Esse tratamento é muito caro? Quanto tempo demora?
Bj
Mariana
Qual a diferença entre o método convencional e o laser?
Adriana
Lembrando que não adianta (quase nada) fazer o clareamento e manter hábitos que o escurecem, como fumar, tomar café e não escovar bem os dentes