Muita gente pensa que basta adicionar uma senha para o seu roteador sem fio para proteger os computadores da rede. Além de não bastar, isso não faz a menor diferença quando você se conecta a partir de lugares públicos. Veja algumas dicas para garantir a sua segurança.
Rede sem fio em sua casa
Se você utiliza internet sem fio a partir da sua própria casa, é essencial que você configure uma senha de acesso. Caso você não o fizer, qualquer um nas redondezas pode entrar em sua rede e possivelmente acessar os documentos da sua máquina.
Isso pode ser feito acessando o endereço de configuração do roteador (veja no manual do aparelho). Caso você não saiba como fazer isso, entre em contato com seu provedor de internet e solicite o serviço. Preferencialmente, utilize senhas fortes (com pelo menos 8 caracteres variando letras, números e símbolos) no formato WPA2 de criptografia.
Outra dica é desabilitar a função do Windows que permite o compartilhamento automático de dados. Também evite criar pastas de compartilhamento do seu computador que contenham documentos importantes e sempre limitar as ações de quem as utiliza.
Redes públicas
O cuidado deve ser ainda maior ao utilizar o computador em locais de acesos gratuito à internet como shoppings, aeroportos e cyber cafés. Ao se conectar nestes locais, marque sempre a opção de “Redes Públicas” do Windows para evitar que os dados do seu computador sejam expostos. Verifique também se o funcionamento do seu antivírus e firewall estão adequados.
E o mais importante: evite acessar contas de banco e outras informações confidenciais a partir destes lugares. Lembre-se que as internets públicas representam um grande foco de ataques hackers, fazer isso a partir delas significa expor os seus dados.
Caso seja possível, opte por utilizar uma VPN (Rede Particular Virtual). Dessa forma, você emula um ambiente fechado de rede dentro da internet.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.