Nessa segunda-feira será comemorado o Dia Nacional do Livro e para que você aproveite melhor a sua leitura resolvemos dar algumas dicas. Se você não tem o hábito de ler, escolha temas que despertam o seu interesse e até mesmo que já conheça um pouco da história. Para quem gosta de cinema uma boa pedida são livros que revivem o tema do filme ou que até são a fonte de inspiração de alguma produção.
Leia mais sobre: Saiba quais são os benefícios da leitura para o seu filho
Carregue um livro de bolso
Às vezes temos que perder horas do dia com coisas necessárias. O transporte é um bom exemplo. Em vez de ficar chateado e de mal com a vida por ter que passar algumas horas no metrô, ônibus, táxi ou avião, escolha um livro e leia quando estiver nessas situações. Para facilitar, escolha aqueles livrinhos de bolso, com histórias menores que são fáceis de carregar, assim, quando estiver na fila do banco ou em outro local que não tem muito que se fazer se não esperar, saque seu livro e aproveite a leitura.
Confira também: 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil
Leia em locais com boa iluminação
A leitura é um exercício para a mente e para os olhos, por isso, sempre que possível leia em um local com boa iluminação. Para a leitura ser proveitosa e render, a luz é fundamental, pois faz com que você consiga ler rapidamente o livro, além de não agredir a vista.
Saiba mais sobre: 27 de fevereiro – Dia Nacional do Livro Didático
Leia o livro até o final
A leitura do livro é uma viagem infinita, mas para entender a ideia do autor por completo é necessário chegar ao final. Não adianta parar de ler no meio da obra e julgar os acontecimentos até então. Ou pular páginas para entender para chegar no final depressa. Por pior que seja a sua opinião sobre o livro, para aproveitar a leitura é necessário ler até o final. Depois, expresse sua opinião em forma de resenha, ou até dialogue com amigos, mas dê oportunidade para o autor mostrar o seu trabalho por completo. Leia o livro até o final!
1 comentário
Gostei do artigo. Há bastante tempo eu venho mantendo o hábito de ler livros até o final. Antes eu não tinha muita paciência; cheguei a largar livros pela metade; às vezes nem lia até a metade, jogava num canto e o esquecia. Um dia resolvi retomar a leitura dos livros despresados e ir até o fim. Com paciência e bastante calma, consegui ler todos por completo. À partir de então, jamais larguei um livro pela metade, mesmo quando ele me parece ruim, eu o leio em respeito à literatura.
Afinal de contas o que é ruim também noss ajuda a valorizar o que é bom…