Como contratar mão-de-obra para construção da casa

Contratar a mão de obra para construir a casa própria requer cuidados

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros e por isso mesmo é preciso tomar alguns cuidados caso você esteja pensando em construir a sua própria moradia, ao invés de comprar um imóvel já pronto, pois o sucesso da obra vai depender da qualificação e do conhecimento dos profissionais que você irá contratar para executarem a construção.

No mercado, não faltam opções de empreiteiras, mestres de obras, engenheiros e pedreiros, porém é muito importante que você saiba como contratar mão de obra para a construção da casa, o que pode evitar muitos problemas no futuro e novos gastos para consertar algum tipo de erro feito por eles.

Busque referências

O primeiro passo é buscar referências daquelas pessoas que você pretende contratar para executarem a obra. Para fazer isso, você pode visitar alguma obra que este profissional tenha feito e conversar com o proprietário ou o antigo empregador, verificando a qualidade da construção e questionando se houve algum problema.

Caso não encontre nenhuma referência ou se houverem algumas reclamações sobre os serviços prestados por essa pessoa, o melhor é partir para uma nova solução, procurando outro profissional.

Empreiteiras

As empreiteiras são boas opções para a construção da casa

Contratar uma empreiteira para realizar a construção da casa talvez seja a melhor opção, pois essas empresas podem ficar responsáveis pela execução total da obra, incluindo a compra dos materiais, e você só terá o trabalho de acompanhar os serviços e efetuar o pagamento. Geralmente, as empreiteiras já possuem uma equipe própria de mão de obra, o que facilita o trabalho em conjunto, fazendo a obra andar mais rapidamente.

Além disso, caso seja necessário, as empreiteiras podem contratar outras empresas para a realização de determinados serviços que porventura elas não tenham como fazer, o que pode ser um grande alívio para o proprietário.

Operários avulsos

Outra opção muito comum é contratar operários “avulsos” para a construção da casa. Muitas vezes eles são até conhecidos dos proprietários, porém essa opção pode ser um pouco mais arriscada, apesar de sair mais barata do que contratar uma empreiteira, pois geralmente os operários avulsos não têm acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto.

Caso escolha os operários avulsos, lembre-se de contratar profissionais formalizados como autônomos.

Estabeleça prazos

Estabelecer prazos em contrato é importante para evitar atrasos na obra

Independente de ter contratado uma empreiteira ou optado por profissionais avulsos, você deve fazer um contrato e estabelecer alguns prazos para o término da obra, lembrando que os atrasos são comuns nesse tipo de serviço, principalmente nas épocas de chuvas.

Para verificar o cumprimento desses prazos, o proprietário deve acompanhar de perto as obras, sem atrapalhar o andamento dos trabalhos, e exigir os resultados se o atraso for maior que o esperado.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.