Os gatos trocam o pelo frequentemente e por isso, alguns acreditam que eles não precisam de banho. Entretanto, o banho serve para eliminar parasitas, limpá-lo quando chegar muito sujo da rua ou do jardim, para tratar de problemas dermatológicos e para retirar algum produto ou algo que seja perigoso para o animal.
No banho, os felinos podem tornar-se um pouco agressivos, podem morder ou arranhar quem estiver por perto para tentar fugir, por isso é preciso o uso de roupas que possam proteger de eventuais ataques de gatos.
Logo abaixo estão algumas dicas para dar banho em gatos.
Prepare-se
Antes de iniciar o banho é bom deixar todos os produtos que serão utilizados separados e próximos, assim evita eventuais fugas.
Separe o xampu, uma toalha macia e grande, escova e pente. Não é aconselhável o uso de secadores, pois os gatos têm uma tendência de se assustarem com muita facilidade, então o barulho excessivo do secador poderá assustá-lo. Ele já estará em um local que o deixará estressado, o secador só pioraria as coisas.
Obs.: Antes do banho é aconselhável pentear o animal para retirar nós e excessos de pelos, evitando o entupimento do local onde ele será banhado.
Prepare o local do banho para todas as etapas
O local pode ser uma pia grande com uma torneira móvel ou a banheira. A pia deverá ficar cheia antes de colocar o gato e é preciso verificar se a água não está quente ou fria demais. Uma temperatura confortável para as mãos funciona bem para o gato.
Antes do gato entrar em cena
Muitas vezes dar banho em gatos torna-se um desafio para duas pessoas, mas esse trabalho não é tão complicado como parece.
Se possível, é melhor treinar as técnicas de contenção do animal em terra firme, antes do banho. Com a mão, segure o gato com firmeza, mas cuidadosamente, na nuca, pressionando de leve para baixo. Veja se consegue alcançar as diversas partes do corpo do gato com a outra mão.
Mas fique sempre atento, pois o gato estará preparado para fugir de qualquer jeito, por isso preste atenção para não deixar o xampu escorregar das mãos, ou deixá-lo arranhar, permitindo que o felino fuja com muita rapidez.
Comece a ensaboar o bichano
Molhe o gato, do pescoço até o rabo. Aplique o xampu do mesmo modo, faça espuma e enxágue bem, pois os resíduos de sabão podem irritar a pele do gato ou serem engolidos quando ele lamber o pelo, caso o enxágue não tenha sido bem feito.
Enxugar o gato
Antes de enxugar o bichano com a toalha, é melhor espremer o excesso de água delicadamente. Então o enrole em uma toalha grande e macia e enxugue-o. Se o gato deixar, você pode desembaraçar o pelo, se necessário. Caso contrário, espere até que ele esteja seco e calmo.
Não é necessário um tempo próximo de um banho a outro. Pode ser a cada quinze dias ou até mesmo uma vez ao mês.
Os felinos não costumam ter mau cheiro, apenas o cheirinho natural de gato, que não é um cheiro forte. Por isso eles são ótimos animais domésticos.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.