O racismo é uma forma de preconceito que fere as pessoas e dissemina desigualdade. Mesmo com os tempos da escravidão superados, os negros ainda sofrem diariamente com a discriminação e precisam lidar com uma sociedade desigual em muitos aspectos.
Saiba mais: Dicas de como lidar com pessoas racistas, o que fazer
Racismo: saiba mais
O preconceito racial está associado às características físicas hereditárias. Os racistas normalmente são motivados por opiniões pré-concebidas e julgam a coletividade, não levando em conta as qualidades de uma pessoa.
A discriminação racial surge da ideia ultrapassada e errônea de que algumas ‘raças’ humanas são superiores a outras. Esta ideia de domínio serviu de justificativa para a escravidão de muitos povos ao longo da história, inclusive dos negros. As opiniões pré-concebidas do racismo também levaram aos genocídios, como o que aconteceu com os judeus na época do nazismo.
O preconceito racial se manifesta de diferentes formas. Algumas pessoas, que não toleram as diferenças, fazem ofensas verbais, excluem do grupo e chegam a cometer agressões. Quando sofrem qualquer tipo de violência ou intolerância, a vítima de racismo tem o direito de buscar amparo na lei.
Já faz algum tempo que as organizações que defendem os direitos humanos lutam por igualdade racial. Em 1950, a UNESCO redigiu um texto no qual o termo ‘raça’ foi abandonado completamente e substituído por ‘grupo étnico’. A declaração condenou também a teoria do racismo científico, que teve papel decisivo no holocausto.
Denúncia de preconceito racial: como fazer?
Quem propaga o racismo está cometendo um crime de ódio. Neste mesmo grupo entra a homofobia, a xenofobia, o antissemitismo e qualquer outro tipo de preconceito movido pela intolerância.
Ao se sentir ofendida, inclusive pela internet, a vítima de preconceito racial tem todo o direito de fazer uma denúncia através do site da Polícia Federal ou pelo e-mail denuncia.ddh@dpf.gov.br.
A denúncia de racismo é apurada pela Divisão de Direitos Humanos (DDH). Após a investigação, se o crime for comprovado, é aberto um inquérito policial para punir os culpados.
Os crimes de preconceito racial são julgados pela lei 7.716/89 e 9.459/97. O artigo diz que quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional pode pegar pena de um a três anos de prisão. Já aqueles que fabricam, comercializam, distribuem ou veiculam símbolos do nazismo podem ser condenados de dois a cinco anos de cadeia. Se o crime de racismo foi cometido através da internet, a pena varia de dois a cinco anos de reclusão.
Veja também: Descubra como agir em situações de preconceito
4 Comentários
eu também vivo procurado emprego mais não encontros de forma algumas só negros telefone 63985121190
eu sou morado da cidades palmas tocantins mais as pessoa não gosta de mim , um delas e preconceitos racial é discriminação racial , uma mulher chamada nildamar queiroz eu chegue nela para, namora ela pegou é mim chamou de negros safado pegou uma faça para tira minha vida, as mulheres de palmas tocantins são preconceituosa sim
ha mais de dez anos sou obrigada c conviver com uma vizinha que mora de frente com minha casa que nao gosta de miun por eu ser negra, ate entao ela nao tinha manifestado a sua opniao sobre a minha cor mas no dia 17/05/2014 ela cometei uma injuria racial sobre min e minha familia disse coisas horriveis me chamando de negra suja e outras coisas fui a policia fiz um boletim de ocorrencia mas a escrivao disse que eu tinha ate 180 dias para formaliza nao pretendo levar todo esse tempo pois nao posso nem sair na frente da minha casa que ela fica me zombando tirando com a minha cara pois sou cabelelreira tenho um salao e nem posso trabalhar nao tenho sossego com essa mulher.
ei pessol com deixa um ser como marco feliciano pertencer e dizer ainda que é pastor so se for do diabo porque DEUS nao aceita alquem que julgue as pessoas pelas cor ou por algo que não seja o interior das pessoas JESUS disse quem nunca pecou atirem a primeira pedra;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;