Como é a prova do Detran: o que cai, quantas questões precisa acertar e o que estudar!

A prova do Detran pode acabar se tornando um problema para as pessoas que estão tirando a carteira de motorista. Isso porque algumas pessoas têm dificuldades para responder as questões e então acabam reprovando.

Mas esse é um problema que pode ser solucionado. Para conseguir ter um bom desempenho na prova do Detran, basta se preparar e rever com antecedência todos os assuntos que caem na prova.

Mas quais são esses assuntos? Como funciona a prova do Detran e qual a melhor maneira de estudar? Vamos te mostrar o que fazer para conseguir passar na prova do Detran. Confira!

Como é a prova do Detran?

A prova do Detran é composta por questões divididas de maneira proporcional aos assuntos estudados pelo motorista. Os assuntos vão de legislação de trânsito até infrações e penalidades, mecânica básica, direção defensiva e etc.

Como é a prova do Detran
Fonte/Reprodução: original

Todos esses temas são vistos durante as aulas teóricas na auto escola. Cada aluno tem até 40 minutos para concluir a prova. Para ser aprovado na prova do Detran é preciso ter um acerto de pelo menos 70% das questões. Mas para que serve a prova do Detran?

Para que serve uma prova?

O objetivo da prova é saber se você realmente conseguiu aprender o conteúdo dado durante as aulas teóricas. As provas contém assuntos essenciais que todo motorista deve saber, caso a pessoa reprove, isso significa que ela não está pronta para dirigir.

Quantas questões há na prova do Detran?

A prova do Detran contém 30 questões divididas em 5 assuntos que são: 12 questões de legislação de trânsito, 10 de direção defensiva, 3 questões de cidadania, mais 3 de primeiros socorros e 2 questões de mecânica básica.

É necessário se preparar bem para as provas, pois elas vem sendo a causa de reprovação de muitas pessoas. Por isso, vamos ver quais assuntos estudar para a prova do Detran.

O que estudar para a prova do Detran?

Como já dito, a prova do Detran contém 5 assuntos e é essencial estudar cada um deles. Vamos ver mais sobre esses assuntos.

Legislação de trânsito

Esse é o assunto mais estudado na Auto escola, com 18 horas de aula. Aqui é visto tudo sobre as regras de trânsito como as sinalizações, infrações, documentos do veículo e do motorista, regras de circulação e etc.

Direção defensiva

Já a direção defensiva é estudada por 16 horas, e nessas aulas vemos o que fazer em situações perigosas no trânsito como em ultrapassagens, dirigir sob condições climáticas ruins, além de alertar sobre dirigir sob o efeito de álcool e outras drogas.

Primeiros socorros

São apenas 4 horas de aula de primeiros socorros, e vemos como agir ao sofrer ou então presenciar um acidente no trânsito.

Cidadania e meio ambiente

Também são estudadas 4 horas sobre esses assuntos e vemos os efeitos nocivos que os veículos podem trazer ao meio ambiente. Além de aprender a como fazer a manutenção adequada do carro para diminuir ao máximo esses efeitos. Também é estudado o respeito que se deve ter enquanto condutor com a sociedade.

Mecânica Básica

Este assunto é estudado por apenas 3 horas, mas não deixa de ser importante. Aqui o motorista terá uma noção de como funciona o veículo, como fazer uma manutenção básica, significado das luzes no painel e etc.

Quais tipos de questões caem na prova?

Já vimos os assuntos que caem na prova do Detran, mas quais são os tipos de questões? A prova do Detran é composta basicamente por questões objetivas de múltipla escolha, onde tem várias alternativas para a mesma pergunta, mas apenas uma é a correta.

Quais tipos de questões caem na prova
Fonte/Reprodução: original

São muitos assuntos para estudar, por isso é importante se preparar e treinar bastante antes de fazer a prova. Uma boa forma de fazer isso é fazendo um simulado disponibilizado pelo Detran. Assim, a prova não será um grande problema para você.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.