Um bichinho de estimação é capaz de alegrar o dia a dia das pessoas, de forma a levantar o astral da casa e de toda a família que nela reside. Entretanto, a situação pode se reverter caso o pet tenha dificuldade para fazer suas necessidades no local apropriado, pegando os donos de surpresa quanto a este assunto.
Por isso, caso você queira ensinar o gato a urinar no local certo, entenda a seguir quais são as preferências do animal e ajude-o a adotar um local especifico como banheiro, a fim de garantir mais limpeza e conforto não só para o seu amiguinho, como também para toda família:
Compreendendo o comportamento dos gatos
Diferentemente dos cães, que escolhem o local de suas necessidades longe do ambiente onde está sua cama ou comida, os gatos já se baseiam no substrato e são muito exigentes para aderirem ao local mais adequado. Porém, é muito mais fácil para os donos adestrar gatos neste aspecto, visto que pelo próprio instinto o bichano já acertará em cheio onde fazer suas necessidades.
Todavia, para começar escolha uma caixa de areia para gatos apropriada, isto é, um modelo que não seja muito pequeno e permita que o gatinho possa se movimentar de maneira confortável.
Ensinando o gato a urinar no local certo
Ao trazer um novo gato para casa, adote um espaço específico para o bichano fazer suas necessidades e deixe-o lá, sem acesso aos outros cômodos, por uma semana. Lembre-se de escolher uma areia macia e que não machuque as patinhas do pet, pois nestes casos ele não entrará na caixa de areia.
Ao ver que ainda o gato não urina no local certo, coloque-o dentro do próprio recipiente faça um movimento de arranhar o solo com suas patinhas de forma suave, porém isso não costuma ser necessário já que eles são animais extremamente inteligentes. Assim que o bichano estiver usando a caixa de areia como banheiro, aumente gradativamente o seu espaço de acesso para que o referencial de onde fazer suas necessidades não seja perdido.
Porém, pode acontecer do gato urinar no lugar errado depois de muito tempo acostumado, de forma que este comportamento pode decorrer devido um quadro de estresse. Nesta situação o melhor é sempre buscar entender o que iniciou o problema e dispor de um ambiente tranquilo e harmonioso para o pet. Por fim, lembre-se de limpar com frequência o cômodo do gato para que ele mantenha suas boas maneiras e jamais perca o referencial de onde fazer suas necessidades.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.