Como estudar língua portuguesa para concursos é algo que todos os concurseiros de plantão desejam saber, pois se trata de uma disciplina cobrada em praticamente qualquer concurso público, independente da área, e que costuma tirar o sono de muitos candidatos.
As provas de português para concurso geralmente são cheias de “pegadinhas”, colocadas de maneira proposital, para forçar o candidato a ter várias dúvidas na hora de responder as questões, o que acaba derrubando aqueles que acreditam dominar o idioma.
Diferentemente dos exames escolares, nos quais normalmente são cobrados os conhecimentos básicos, as questões de português para concurso costumam exigir também a capacidade de raciocínio, além dos conhecimentos teóricos.
Aplicativos de celular que ajudam nos estudos para concursos públicos
Como estudar leis para concurso público: dicas
Como estudar língua portuguesa para concursos
Para quem está querendo estudar português para concursos, a dica inicial é começar pelos conceitos mais básicos da disciplina, pois assim fica mais fácil compreender os conceitos complexos. Você pode, por exemplo, iniciar estudando a classe de palavras, para aprender a reconhecer substantivos e verbos.
Em seguida, pode passar para a concordância nominal, concordância verbal e regência, chegando à análise sintática. Tópicos como acentuação gráfica e crase também devem ser incluídos no seu plano de estudos para concurso.
No estudo da língua portuguesa para concurso público, assim como para outras matérias, o candidato pode seguir um roteiro que inclui o estudo da teoria com exercícios, a elaboração de fichas-resumo e a resolução de provas anteriores (de preferência da mesma organizadora responsável pelo concurso que você fará em breve).
Falando nas provas anteriores, elas podem trazer boas dicas sobre a maneira como a língua portuguesa é cobrada nos concursos. Então, estudar a partir delas é algo bastante recomendado.
Mais dicas
Outra dica para os interessados em saber como estudar língua portuguesa para concursos é ler o edital do certame com atenção, para saber o perfil do exame e verificar o que será cobrado exatamente na prova.
Com essas informações em mãos, monte uma planilha de estudos e se planeje com antecedência, para que dê tempo de passar por todos os conteúdos exigidos, tendo muita responsabilidade para cumprir as metas.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.