Como estudar português para concursos públicos? Essa é uma dúvida comum a um grande número de concurseiros, já que a disciplina é cobrada em praticamente qualquer certame e muitas vezes pode complicar a situação do candidato que não esteja bem preparado.
Por se tratar de nosso idioma oficial, muitos candidatos acreditam que nem precisam estudar língua portuguesa para concursos. E é aí que surge o problema, pois existem muitas regras, exceções e variações, cobradas nas provas, que acabam derrubando muita gente.
Para começar, a primeira coisa a ser feita é verificar o edital do processo seletivo, para saber o que a banca organizadora vai cobrar nas provas, e a partir daí, começar a montar o seu plano de estudo para os concursos 2016.
Como estudar português para concursos públicos 2016
Entre as dicas para estudar português para concursos, outro ponto fundamental é começar pelas regras básicas da nossa língua, como por exemplo, estudar classe de palavras (o que é verbo, adjetivo, substantivo, etc).
A partir daí, você também deve reforçar os estudos em concordância verbal, concordância nominal, análise sintática, regência, regras de acentuação, pontuação e crase, entre outros tópicos.
As questões de português em concursos também costumam abordar muita interpretação de texto. Neste caso, a saída é resolver várias provas anteriores para treinar bastante esse tipo de questão (dê preferência aos testes da mesma banca do concurso que vai fazer).
Outra dica é começar a estudar o quanto antes, pois assim dá tempo para revisar aquelas matérias que você já sabe e de aprender aqueles conteúdos que nunca dominou, lembrando que as questões de língua portuguesa geralmente têm peso diferenciado para o resultado dos certames.
Língua portuguesa para concursos – outras dicas
Confira outras dicas de preparação para prova de português em concursos:
- Resolva muitos exercícios sobre cada tema. Isso ajuda a fixar os conceitos e permite que você verifique o nível de aprendizado.
- Faça fichas-resumo de tudo o que estudou e use-as nas revisões.
- Desenvolva o hábito de ler bastante (jornais, revistas, livros, etc).
- Reforce os estudos nos temas em que possui mais dificuldades.
- Obras gramaticais de autores consagrados, o vocabulário ortográfico da língua portuguesa e um dicionário são itens que podem ajudar na sua preparação.
Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.