Prevenção de Acidentes Domésticos: Proteja sua Família

Francamente, não há nada mais insensato que perder um ser querido devido a um acidente doméstico

Diariamente, ao ler ou assistir, vemos o desespero se abatendo nas famílias vítimas de acidentes domésticos, ficamos estarrecidos e incrédulos com as consequências destes eventos em um ambiente tão familiar e até então considerado seguro por seus moradores. Todo cuidado é pouco para evitar acidentes em casa.

Aprenda a evitar os principais tipos de acidentes domésticos

As crianças e os idosos lideram as estatísticas dos acidentes ocorridos no lar. No entanto, com alguns cuidados você pode reverter esta situação, tornando sua casa mais segura e confortável.

Queda: um tipo comum de acidente doméstico

Tapetes sem antiderrapante, fios soltos, gavetas abertas, pouco espaço entre um móvel e outro, objetos espalhados pelo chão e iluminação deficiente são alguns exemplos de como a falta de cuidado pode levar a quedas. Para evitar isso, procure impedir o acesso das pessoas mais vulneráveis aos ambientes que possuem estas características.

Queimaduras: cuidado com recorrentes quentes

Utilize objetos adequados no manuseio de recipientes quentes e não permita em hipótese alguma que as crianças permaneçam perto de fogões, churrasqueiras, etc.

Choques: a importância de verificar a fiação

Muito frequente sua ocorrência em crianças, para evitar choques basta verificar se a fiação visível não está descascada e coloque protetores nas tomadas.

Intoxicações: guarde produtos químicos fora do alcance das crianças

Guarde em armários seguros e fechados os remédios, produtos de limpeza, produtos de beleza e qualquer outro que seja nocivo no caso de manuseio indevido.

Cortes ou ferimentos: cuidado com objetos perigosos

Não deixe em lugar de fácil acesso objetos perfurantes e/ou cortantes.

Engasgamento: mantenha longe das crianças pequenos objetos

As crianças são curiosas e frequentemente levam objetos à boca. Guarde longe delas pequenos objetos como moedas, contas, botões, entre outros.

Conversar com as crianças sobre os perigos: um exemplo a seguir

Conversar com as crianças sobre os perigos é fundamental. Mostre-lhes em uma linguagem simples a importância dos cuidados e lembre-se de que elas imitam os adultos. Portanto, é fundamental que você dê um bom exemplo.

Aumente a segurança em sua casa

Coloque em locais visíveis para todos da casa uma lista dos telefones de emergência, bem como os números do serviço de bombeiros e resgate da sua cidade. Lembre-se de que a calma é fundamental em caso de emergência.

Prevenção é a melhor medicina

Evite acidentes domésticos e proteja sua família com esses simples cuidados. Para uma vida mais segura e confortável, não existem recomendações mais importantes do que essas.

O que você achou deste conteúdo?