Quem nunca ouvir falar que é melhor prevenir do que remediar? Para as estrias, o ditado não apenas se aplica, como é a única saída. É que tratar a estria, depois que ela se formou, é caro e incômodo. As estrias são lesões cutâneas que parecem “riscas” na pele e podem ter mais de um centímetro. As mulheres grávidas são mais propensas a terem estrias, mas como evitar estrias na gravidez?
Como evitar estrias na gravidez
As estrias aparecem quando há ruptura das fibras da pele e são ocasionadas por distensão exagerada, ou devido a alterações hormonais, ou ainda por predisposição genética. Durante a gravidez não se pode impedir que a barriga cresça e que a pele estique. Também não dá para controlar as alterações hormonais. As estrias costumam aparecer à medida que se ganha peso, a partir da segunda metade da gravidez. Portanto muitas grávidas querem saber como evitar estrias na gravidez.
Estrias em grávidas
As estrias afetam 50-90% das gestantes .A maioria das mulheres desenvolve estrias já na primeira gravidez, ainda que também haja algumas que não desenvolvam estrias antes de gravidezes posteriores. A causa das estrias da gravidez (estrias por distensão) não é conhecida com exatidão, porém esta é relacionada com mudanças na força e elasticidade das fibras elásticas e de colágeno da pele. As estrias por distensão são associadas ao estiramento excessivo da pele, com aumento da tensão da mesma.
Leia aqui também: Suco para evitar estrias na gravidez
Hidratação é fundamental
O jeito é prevenir e caprichar na hidratação. Usar cremes específicos para estrias o quanto antes é uma ação preventiva eficaz. Os cremes são capazes de agir na derme e prevenir a ruptura das fibras de colágeno. O cigarro fica proibido duplamente: pelo bebê e para que a oxigenação na pele se mantenha. Se não dá para controlar o quanto a pele vai esticar, dá para saber que quanto mais comer, maior a barriga ficará. O que não é bom nem para o bebê, nem para a mamãe e favorece o aparecimento de estrias. Engordar muito e em pouco espaço de tempo é ainda pior, porque faz com a pele estique de repente. Isso é estria na certa. Também se deve cuidar da qualidade do que come. Evitar frituras, café e tomar muito líquido são atitudes que favorecem a pele e inibem o aparecimento de estrias na gravidez.
Veja mais informações aqui: Dicas para evitar estrias na gravidez
Cremes para prevenir estrias
O creme a ser utilizado deve ser seguro para o bebê. O médico pode indicar a melhor opção. Outra maneira de evitar as temíveis “listinhas” é aliar à hidratação e o controle da dieta, a prática de exercícios. Evitar refrigerante, frituras e doces, também auxilia o processo. A genética determina características importantes como a resistência e a flexibilidade da pele e isto pode explicar porque algumas mulheres não são afetadas. Em mulheres na primeira gestação, há aparentemente três fatores de risco para o desenvolvimento de estrias severas: ser adolescente (pois tem peles mais frágeis e mais propensas à ruptura), grande aumento de peso (>15 kg) e peso elevado do recém-nascido.
Estrias provocam alto impacto psicológico
As estrias da gravidez, que tipicamente se apresentam em mulheres jovens saudáveis, frequentemente causam baixa autoestima. Ainda que não signifiquem um risco à saúde, elas podem ter um alto impacto psicológico na mulher e ocasionar a busca por tratamentos dolorosos e caros, na maior parte das vezes sem resultados. Por isso prevenir é o melhor remédio. Faça exercícios, alimente-se bem, hidrate-se por dentro e por fora e viva este momento como ele merece: com prazer e a certeza de que é um momento mágico.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.