A cada dia surgem novos sites de compra e venda na internet, os quais comercializam praticamente todo tipo de produto. Antes, porém, de encontrar uma oferta interessante e sair logo preenchendo seus dados a fim de comprar determinada mercadoria, é preciso ficar atento para não ser enganado por falsos vendedores. Veja aqui como evitar golpes em compras online.
Leia também: Golpes pelo celular: cuidados.
Compras online: cuidados básicos a tomar
Alguns cuidados básicos a tomar em compras pela internet envolvem uma checagem completa das condições de determinado anúncio, como sua forma de pagamento, entrega, possibilidade de troca, devolução, reclamação etc. Além disso, deve-se procurar, na página da oferta, pelo telefone da central de atendimento ao cliente daquele site, o que demonstra que se pode ter confiabilidade no que está sendo divulgado.
Veja também: Saiba como evitar o golpe da formatura.
Como evitar golpes em compras online: dicas
Saiba agora algumas dicas para evitar golpes em compras online.
- E-mails com ofertas de produtos vendidos a preços muito abaixo do normal devem ser descartados, pois os links presentes neles, ao serem clicados, podem roubar informações do computador do usuário a fim de obter dados pessoais e de cartões de crédito.
- Ao se cadastrar em determinado site de compras, escolha uma senha que mescle letras e números, evitando combinações já utilizadas em outras páginas e datas de aniversário, números de telefone e sequências alfabéticas ou numéricas, como abcdef ou 123456.
- Verifique, ao fazer login na página de compra, se ao início do endereço no navegador é acrescentada a letra “s” à sigla “http”, ficando, portanto, “https”. Isso demonstra que o tráfego de dados naquele site está protegido.
- Além disso, no rodapé da página deve aparecer o ícone de um cadeado. Clique duas vezes sobre ele para conferir as informações sobre o certificado de segurança do site. Se elas não aparecerem numa pequena janela que deve se abrir a partir do clique, esse ícone é falso e o site é pirata.
- Se, depois de seguir todas as dicas acima, você ainda permanecer em dúvida quanto à idoneidade do anúncio, não compre o produto!
Conheça agora uma lista com os 200 sites de compras virtuais que devem ser evitados pelo consumidor.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.