Muitas mães sofrem ao tentarem fazer com que seus filhos comam de tudo. Infelizmente, a insistência dos pais para que os pequenos realizem uma dieta adequada, acaba tornando a hora das refeições um momento de tortura. Tendo isso em vista, separamos algumas dicas de como fazer a criança comer de tudo.
Saiba por que as crianças não devem comer em frente a televisão.
Saiba como fazer seu filho a comer de tudo
Um dos maiores problemas enfrentados pelos pais é fazer com que seus filhos comam alimentos nutritivos, deixando as guloseimas para segundo plano. No entanto, essa não é uma tarefa fácil. Para ajudar os pais a tornarem as refeições prazerosas, separamos algumas dicas de como fazer a criança comer de tudo.
- Evite forçar a criança a comer, em especial, os alimentos que não as agradam – caso os pais insistam, de forma violenta, que a criança coma os alimentos que não gostam, terão como resultado um filho que tem “raiva” da comida. Além disso, uma discussão durante o horário das refeições pode fazer com que o pequeno perca o apetite.
- Os pais devem dar o exemplo – tanto o pai, quanto a mãe, devem comer de tudo. Ou seja, não adianta insistir para a criança comer verduras ou legumes, se elas não fizerem parte do prato dos pais.
- Explique sobre os alimentos – uma ótima forma de fazer com que as crianças aceitem os alimentos é explicar sobre cada um deles. Ou seja, separe alguns tipos de frutas, verduras e legumes e vá demonstrando e explicando qual o benefício que cada um traz ao corpo do pequeno. É possível complementar a tarefa com um livro de anatomia que mostra cada parte do organismo da criança.
- Aposte na diversidade – evite colocar sempre o mesmo tempero nas saladas das crianças. Além disso, tente observar qual tipo de tempero mais agrada o pequeno.
- Tente realizar pratos diferenciados – em vez de tentar fazer com que a criança coma a fruta ou a verdura crua, é interessante coloca-las em outros tipos de pratos. Por exemplo, os pais podem optar pela produção de um bolo de cenoura ou mesmo, por um suco. Essas são opções que agradarão a criança. Além disso, realizar pratos saborosos e diversificados ajuda a aguçar o paladar infantil.
- Sempre que possível, faça pratos lúdicos – A hora das refeições não deve ser desagradável. Tente torna-la um momento divertido e prazeroso. Para que isso funcione, monte pratos coloridos, com desenhos ou formas diferentes. Essa atitude pode ajudar a chamar a atenção do pequeno, fazendo com que ele fique ansioso para a hora do almoço e do jantar.
- Faça com que a criança participe da preparação da comida– os pais podem introduzir a criança no mudo dos alimentos, de forma que elas sintam interesse. Na hora de ir à feira, tente explicar sobre cada alimento que está adquirindo. Além disso, dê funções ao pequeno durante a preparação dos alimentos, como por exemplo, misturar o tempero da salada.
Muitos pais possuem dificuldade em fazer os filhos comerem de tudo. Uma das principais dicas é fazer com que as crianças entendam a importância de ter uma dieta balanceada e equilibrada. Após as explicações, elas se tornarão crianças sadias e compreensivas.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.