Como fazer link building? 5 Melhores Estratégias!

Você sabe como fazer link building? A verdade é que essa é uma técnica de grande importância para todas as pessoas que querem que os seus projetos tenham bons resultados.

Como fazer link building

Afinal de contas, é sabendo como fazer link building que o seu site tem maior reconhecimento, por exemplo.

Por consequência, acaba que a sua marca se torna mais reconhecida, sendo vista como uma autoridade perante o mercado.

E tudo isso contribuirá para o sucesso da marca, haja vista que irá conseguir obter um tráfego mais qualificado, de pessoas que de fato se interessam por aquilo que sua empresa tem a oferecer.

Sendo assim, saber como fazer link building é ideal para qualquer negócio que queira ascender rumo ao sucesso.

Quanto a isso, tenha em mente que há diversas formas de aplicar o link building em seus projetos, desde técnicas rápidas a avançadas.

A técnica de link building é vital para aqueles que querem melhorar o posicionamento de sites, também. Afinal, mostra ao buscador que um determinado conteúdo é relevante.

Por consequência, acaba que o Google dá mais notoriedade para a página em questão. Certo, mas como fazer link building?

Para aprender a maneira correta de construir essa técnica, de modo que realmente funcione e seja efetivo, é só continuar nesse artigo que falaremos tudo o que precisa saber a respeito desse assunto.

Quais são as 5 melhores estratégias para fazer link building?

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que construir uma estratégia de link building pode ser um pouco mais complicado do que imagina.

Afinal de contas, trata-se de estratégias que requerem tempo, persistências e paciência. Então, não, é qualquer pessoa quem tem disciplina para fazer isso.

Se esse for o seu caso, saiba que é possível optar por uma agência de link building Brasil para realizar esse trabalho.

Ao confiar esse trabalho em uma empresa, ainda assim é importante conferir todas estratégias, a fim de garantir que obterá os resultados que espera.

Então, se você quer saber como fazer link building, as melhores estratégias são as seguintes:

1. Contextualizar os links no conteúdo

Uma das principais estratégias de link building é ter a preocupação de fazer com que todos os links sejam contextuais no conteúdo.

Quando o usuário procura por algum conteúdo, com certeza ele deseja obter a resposta para a sua dúvida em questão.

No entanto, é comum que ela encontre alguns tópicos que se relacionem ao tema, até mesmo porque essa é uma forma de agregar conhecimento.

Contudo, é vital que todos os tópicos tenham ligação com o tema central, até mesmo para não perder o raciocínio.

O ideal é aproveitar esses tópicos para criar links que sejam contextuais, até mesmo para que o leitor se interesse pela página e permaneça nela.

Imagine que você está em um site cujo tema é jardinagem e, um dos links, aponta para uma receita de bolo.

Primeiro que o próprio leitor irá ficar confuso, uma vez que dificilmente ele irá se interessar por um conteúdo desconexo.

Além disso, o próprio Google não enxerga isso com bons olhos. Então, ao colocar links não contextuais, o conceito do site pode sim cair na métrica do buscador, tornando-o menos relevante.

Outra coisa que precisa saber sobre como fazer link building é os links serem mais relevantes quando no escopo do texto, e não no rodapé na página, por exemplo.

2. Inserção de links “Follow”

O ideal é que, ao construir a sua estratégia de link building, você se preocupe em receber links que são follow.

É importante saber diferenciar links do-follow e no-follow, haja vista que o Google entende distintamente cada um deles.

Nem todos os links irão passar autoridade e ranqueamento para o Google, portanto, não, é qualquer link que se torna relevante.

Os links “nofollow”, por exemplo, informam ao Google que eles não devem ser ranqueados por meio de migração de autoridade, tampouco associar o site que linca ao endereço de destino.

Sendo assim, foque em conseguir links “follow”, pois eles passam mais autoridade. Apenas tenha cuidado em conseguir fontes de qualidade.

3. Links de domínios exclusivos são boas pedidas

Outra coisa que você precisa saber sobre como fazer link building de qualidade é dar preferência para aqueles links que provém de domínios exclusivos.

Ou seja, não utilize sempre as mesmas fontes, pois isso garante posições de maior destaque, ajudando a ranquear o seu site no Google.

Sites com baixa autoridade costumam linkar domínios raiz do que os sites que detém maior autoridade.

Sendo assim, é importante ficar atento à exclusividade de sites que não costumam aparecer com frequência em links externos.

4. Atenção aos links que tenham a ver com o conteúdo abordado

Nesse aspecto, nada mais é do que aquilo já foi mencionado em tópicos anteriores. Ou seja, não faz sentido que o link inserido redirecione o leitor para um conteúdo diferente do que aquilo que ele tem interesse.

Afinal de contas, se por acaso ele clicar em um link, com certeza espera que seja alguma página que faça sentido com o conteúdo principal.

Se por acaso isso não acontecer, não apenas o endereço de destino não irá receber bonificação, mas o seu próprio site pode ser visto com maus olhos.

Mesmo porque, os próprios usuários do seu site não irão considerar como relevante os links que você adiciona. Ou seja, você perde credibilidade.

Sendo assim, para evitar problemas como esses, tenha a certeza de inserir apenas links que sejam de fato contextuais, dentro de um conteúdo de qualidade.

5. Utilização de textos âncora

Usar texto-âncoras é outra preocupação que você deve ter, em especial porque pode ser uma faca-de-dois-gumes.

Ou seja, pode tanto ajudar quanto prejudicar no momento de fazer link building de alta qualidade. Afinal, se feito da maneira incorreta, pode gerar penalidades.

Em suma, o texto âncora nada mais é que a frase em que você irá colocar o link que direcionada para o seu site.

O texto âncora escolhido adequadamente pode ajudar no ranqueamento, mas se usado em excesso pode violar as diretrizes.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.