Como fazer móveis planejados

Se você não pode fazer esse investimento ou prefere fazer sozinho, precisa aprender todos os passos de como fazer móveis planejados para não errar.

Os móveis planejados são itens cada vez mais em alta no mercado e mais do que procurar opções para comprar, muitas pessoas já têm planejado fazer seus próprios móveis.

Por outro lado, há quem pense em trabalhar nesse setor e se for esse o caso, é muito importante que você saiba o que deve fazer para conseguir vender mais.

Afinal, como o próprio nome já indica, um móvel planejado precisa atender exatamente a todas as necessidades que tem o seu cliente, que foi quem contratou o projeto.

Além disso, existem erros ao escolher móveis planejados, o que cria a necessidade de montar um projeto.

Os móveis precisam ser produzidos seguindo medidas específicas, sempre considerando o ambiente nos quais vão ser instalados.

Pensando em ajudar você que quer saber como fazer móveis planejados, resolvemos trazer este conteúdo completo ensinando quais dicas deve seguir para obter resultados positivos.

como fazer móveis planejados

O que você deve levar em consideração?

O mercado de móveis planejados, como mencionamos anteriormente, cresce cada vez mais e é um dos destaques na atualidade no nicho de decoração de ambientes.

Isso porque as pessoas veem nesse tipo de serviço a possibilidade de criação de móveis com seu perfil e, além disso, que possuam uma maior vida útil, em comparação aos móveis tradicionais.

Com os móveis feitos com marcenaria de maneira planejada, dá para aproveitar de uma forma bem melhor os espaços do imóvel, o que traz maior funcionalidade a cada móvel e maior elegância ao cômodo.

Esses móveis podem ser feitos utilizando madeiras diversas, como também o próprio MDF, os revestidos e outros mais, sempre considerando a escolha do cliente.

Se você quer obter sucesso com esse mercado, então tem que ter em mente que não pode cobrar valores fora da média por cada móvel produzido.

Os profissionais que trabalham nessa área de maneira autônoma garantem que um dos destaques deles no mercado está em produzir móveis com valores bem menores em comparação às maiores lojas.

Quando você trabalha com marcenaria planejada, então poderá cobrar de 25% até 40% menos por um móvel que o cliente compraria em uma loja de marca, o que com certeza vai atrair mais compradores.

Como fazer móveis planejados?

A partir de agora, vamos mostrar quais são as dicas principais de como fazer móveis planejados da maneira certa, se quer trabalhar nesse ramo e obter o sucesso desejado.

Defina quais são os seus objetivos com esse negócio

A primeira dica para que você possa obter sucesso em um negócio de móveis planejados é definir exatamente o que deseja, ou seja, planejar-se.

Você deseja criar um modelo e a partir dele criar um conceito próprio?

Entender quais seus objetivos é fundamental porque eles vão ajudar a guiá-lo rumo aos próximos passos em seu negócio.

Lembre-se que cada um dos cômodos de uma casa possui suas necessidades próprias, portanto, você deve sempre analisar isso para saber se um móvel planejado encaixaria-se naquele espaço.

Tenha em mente também que você deve sempre seguir o que o cliente deseja, para evitar problemas posteriores, como não conseguir vender esse móvel pronto para uma outra pessoa, o que pode lhe trazer prejuízos.

Planeje o local onde pretende produzir os seus móveis

Um problema que muitas pessoas que desejam trabalhar fazendo móveis planejados enfrentam é saber onde vão produzir esses itens.

Pense na possibilidade de otimizar os espaços em sua própria casa ou talvez alugar um outro imóvel para atuar apenas produzindo os móveis.

Além disso, você precisa também pensar nas ferramentas e equipamentos que vai usar em seu trabalho e isso pode impedi-lo de usar locais com pouco espaço, então é um ponto a considerar.

Alguns dos principais equipamentos e ferramentas para atuar com marcenaria planejada são os seguintes:

  • Serra tipo Tico Tico;
  • Furadeira e parafusadeira;
  • Martelo e marreta de borracha;
  • Trena de medição;
  • Alicates;
  • Brocas;
  • Chaves de fenda;
  • Chaves Philips;
  • Estilete.

Além de tudo isso, você ainda precisa ter à sua disposição uma bancada que lhe permita construir os móveis planejados sem qualquer problema.

Você poderá fazer a montagem dela usando dois cavaletes e colocando sobre eles uma peça feita com MDF.

Faça um curso de marcenaria para aprender a trabalhar com profissionalismo

Se antes não era tão simples fazer um curso de marcenaria, por motivos como custos muito altos e a distância para deslocamento, hoje isso mudou.

A internet trouxe muitas facilidades para a vida das pessoas e uma delas foi conseguir fazer cursos que antes eram inalcançáveis, tornando menor o investimento e mais simples a presença nas aulas, muitas vezes digitais.

Portanto, hoje você pode escolher um bom curso de marcenaria considerando:

  • A qualidade do curso oferecido;
  • Se ele ensina todos os princípios necessários ao aprendizado da marcenaria;
  • Que tenha profissionais que sejam referenciados dentro desse mercado;
  • Que não sejam tão longos e que vão direto ao ponto.

Dê o pontapé inicial para criação dos seus móveis planejados

Não adianta falar sobre como fazer móveis planejados sem citar esse passo fundamental: dar o pontapé inicial e começar a produzi-los.

A partir do momento que você começa a conhecer os princípios básicos e os primeiros conhecimentos sobre marcenaria, sendo orientado por profissionais capacitados, não é difícil iniciar a produção dos seus móveis.

A grande questão é que muitas pessoas ficam sempre enrolando e postergam o início do trabalho, por medo de errar, e acabam nunca começando o que planejaram.

A partir do momento em que você começar a pôr a mão na massa e a aplicar o que aprendeu, vai ver como cada vez fica mais fácil construir seus móveis planejados.

Conclusão

Como você pode ver aqui, saber como fazer móveis planejados é um ponto fundamental para qualquer pessoa que deseja trabalhar com esse tipo de produto. 

Neste conteúdo, mostramos como é possível fazer seus móveis usando a marcenaria planejada, desde que siga os passos que trouxemos aqui para você.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.