Como fazer tela mosquiteira com moldura para janela de alumínio

Saber como fazer tela mosquiteira com moldura para janela de alumínio é essencial para evitar pernilongos.

Uma tela mosquiteira é um elemento de extrema importância em várias regiões aqui do Brasil, sendo uma solução contra a entrada dos insetos em sua casa, principalmente através das janelas, como os pernilongos.

Ao invés de comprar, você pode fazer esse tipo de estrutura que vai permitir que a janela fique aberta à noite, sem preocupação com a entrada dos insetos, ainda mais em locais com temperaturas mais elevadas.

Fazer a sua própria tela é bem melhor do que comprar os modelos prontos e que só precisam de uma instalação, pois você conseguirá produzir uma estrutura que adequa-se melhor à sua janela de alumínio.

Como fazer tela mosquiteira com moldura para janela de alumínio?

Se você não pensa em fazer sua própria tela mosquiteira porque acredita que vai dar muito trabalho, saiba que isso não é verdade.

E para ficar bem claro, vamos mostrar aqui a você como fazer, com um passo a passo completo, a sua tela para colocar na esquadria de alumínio da janela de forma perfeita.

Comece com as medidas

A primeira dica para que você comece a fazer a tela mosquiteira é tirar as medidas da janela de alumínio, ou seja, da esquadria de alumínio onde a tela vai ser fixada.

Faça a medição das bordas onde a tela vai encaixar usando uma trena e só então faça a compra dos materiais que vão ser necessários para você fazer a sua tela, evitando assim que sobre ou falte itens.

Faça o corte de tiras do viés

O viés para costura é um dos materiais que serão necessários para fazer a sua tela mosquiteira e o passo seguinte é fazer o corte de quatro tiras nele usando a tesoura.

Para fazer esse corte, é preciso usar as medidas que você tirou da borda da sua janela de alumínio.

Essas tiras de viés vão ser importantes porque vão servir como um tipo de acabamento para sua tela mosquiteira com moldura.

Use cola quente nas tiras do viés

O próximo passo é abrir um lado da costura do viés em cada uma das 4 tiras que você fez e cole usando a cola quente para que seja possível encaixar e depois envolver a extensão inteira de cada uma das extremidades da sua tela.

Lembrando que você já deverá ter cortado as medidas da tela conforme os valores encontrados na medição da janela de alumínio.

Para você que quer saber qual a melhor opção de tela de poliéster, a nossa dica é comprar da cor branca, pois ela é mais clara e, além disso, permite uma melhor passagem da luz no ambiente.

Entretanto, se seu objetivo for deixar o ambiente um pouco mais escuro, a nossa dica é que escolha uma tela de poliéster da cor cinza.

Isso porque ao deixar a janela aberta para entrar mais vento, sem preocupação com a entrada dos mosquitos, você não vai ter um impacto tão grande da luz que entra de fora do ambiente.

O viés vai então ser instalado por todo o perímetro daquela tela que você escolheu.

A parte do viés na qual você colocou a cola é a que vai ficar atrás da rede da tela mosquiteira e aquela com viés aparente é que fica na frente.

Faça a instalação do velcro

O passo seguinte para fazer a sua tela mosquiteira com moldura para uma janela de alumínio é realizar a instalação do velcro.

Quando você começar essa etapa, a tela vai ter uma forma e então será necessário realizar a instalação do velcro, para poder instalar em sua janela de alumínio.

A face desse velcro que tem a cola para grudar deve ficar na parte de trás da sua rede da tela mosquiteira, de preferência já costurada, enquanto a outra face deverá ficar na janela.

Essa etapa é importante porque caso você tenha uma cortina na janela, não haverá qualquer risco de que o tecido grude na sua tela mosquiteira e acabe estragando.

Se você preferir, poderá comprar uma tela mosquiteira que venha com esse velcro, sem a necessidade de instalar uma a parte, o que vai tornar o processo mais fácil.

Faça a fixação do velcro com a cola de contato

A parte final da construção da sua tela mosquiteira para janela de alumínio é instalar essa face do velcro direto na moldura.

O uso de cola de contato é a melhor opção para garantir que o velcro vai ficar muito bem fixado e bastante resistente, de modo que ele não descole depois que a tela, já fixada, for retirada do local algumas vezes.

Além da cola de contato, a chamada fita banana também é uma excelente opção para manter a tela no canto na moldura da janela.

Caso a sua janela seja do modelo de correr, a dica é que as abas dela estejam na posição em que você deseja que elas fiquem quando for usar a tela mosquiteira, e deixá-las nesse local desejado antes de fazer a instalação.

Cuidado apenas para que a face do velcro na moldura não acabe impedindo a movimentação das abas da janela.

Por isso, você deve realizar os cortes que achar necessário nos locais certos para que a sua tela mosquiteira não acabe atrapalhando o funcionamento da janela.

Com a sua tela pronta, você vai poder retirá-la e colocá-la de volta sempre que for necessário limpá-la, sem muito desgaste e sujeira no local.

Conclusão

Como você pode ver aqui, a tela mosquiteira é um elemento de grande importância para qualquer pessoa que deseje impedir a entrada indesejada de vários mosquitos e insetos, como o pernilongo. 

Neste conteúdo, mostramos a você como fazer para, na prática, criar a sua tela do zero ao invés de comprar modelos prontos e instalar na moldura da sua janela de alumínio, de modo que seja possível colocá-la e retirá-la facilmente.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.