Como funciona o Empréstimo Pessoal?

O empréstimo pessoal é uma ótima opção para conseguir dinheiro de forma prática e rápida. Algumas pessoas costumam buscar essa opção para aliviar a sua situação financeira, enquanto outras querem alcançar algum objetivo, como abrir o próprio negócio ou fazer uma viagem.

Por conta dessa liberdade do dinheiro, essa é uma das modalidades de crédito mais requisitadas. Quer entender como funciona o empréstimo pessoal? Então confira este texto onde mostraremos como funciona, quais as taxas e o que fazer para solicitá-lo.

Como funciona o Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é uma concessão de determinada quantia de dinheiro, disponibilizada pelo banco ou financeira ao consumidor. O grande diferencial dessa modalidade de crédito é a liberdade que o contratante terá com o dinheiro, não sendo necessário dar nenhum tipo de satisfação ao banco sobre o que fará com ele.

Como funciona Empréstimo Pessoal
Fonte/Reprodução: original

Por conta disso é possível usar o dinheiro do empréstimo pessoal para uma série de coisas diferentes. Uma das situações mais comuns é usar o dinheiro para se livrar de dívidas altas, ou para ter um aporte inicial de investimento para abrir o próprio negócio. Mas também é possível usá-lo para tratamentos médicos, viagens, estudos, reformas e diversas outras negociações.

Em troca do dinheiro emprestado, o banco irá cobrar do contratante uma pré-determinada taxa de juros mensais. Vamos entender melhor como funcionam essas taxas.

Quais taxas cobradas no Empréstimo Pessoal?

As taxas de juros cobradas no empréstimo pessoal podem variar de acordo com o valor e tempo de contrato. Ou seja, quanto mais parcelas for dividido o pagamento do valor emprestado, mais juros o contratante terá que pagar.

A porcentagem dos juros também variam de acordo com o banco que concede o crédito. Enquanto alguns bancos cobram uma taxa de 4%, outros bancos chegam a cobrar até 8% de juros nas parcelas do empréstimo pessoal.

Quem pode solicitar o Empréstimo Pessoal?

Desde que tenha 18 anos de idade ou mais e possa comprovar a sua renda, qualquer pessoa pode fazer um empréstimo, seja um trabalhador, aposentado ou até mesmo alguém que esteja com o CPF negativado, sendo que nesses casos as taxas costumam ser mais altas.

Quem pode solicitar o Empréstimo Pessoal
Fonte/Reprodução: original

Além disso, qualquer pessoa que solicitar o empréstimo, passará por uma análise de crédito, feita pela instituição financeira que cederá o dinheiro, antes da aprovação.

Quais os critérios?

Além de ser maior de 18 anos e comprovar renda, também é necessário ter um documento de identidade e um comprovante de residência. Após apresentar todos esses documentos, o banco então fará a análise de crédito.

A partir dessa análise, o banco deve decidir se irá ou não aprovar o empréstimo. Caso seja aprovado, serão definidos os detalhes do acordo, como o valor máximo do empréstimo e também o prazo de pagamento.

Como recebo o Empréstimo Pessoal?

Depois da análise de crédito, o banco irá apresentar as condições do empréstimo em um contrato. Caso concorde com as condições, o consumidor assinará o contrato e irá esperar o dinheiro cair diretamente na sua conta, sendo que o prazo máximo para isso é de dois dias.

5 melhores empresas de Empréstimo Pessoal

Fazer um empréstimo pessoal ficou ainda mais fácil nos dias de hoje, sendo possível solicitá-lo de forma totalmente online, sem precisar ir até o banco. Dentre as empresas que fornecem crédito pessoal podemos destacar:

  • Geru;
  • Bom Pra Crédito;
  • Sim;
  • Simplic;
  • Serasa eCred.

As quatro primeiras empresas disponibilizam o empréstimo de forma prática e com taxas de juros acessíveis, enquanto o Serasa eCred tem parcerias com vários bancos e vai lhe apresentar diferentes propostas de empréstimo, para que você selecione a que mais se alinhar às suas necessidades.

Portanto, basta você entrar em contato com essas empresas e conhecer as suas propostas, para conseguir solicitar o seu empréstimo pessoal.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.