Financiamento Estudantil: Uma Opção Interessante para Estudantes de Faculdades Privadas
O financiamento estudantil é uma opção interessante para os alunos de faculdades da rede privada que encontram dificuldade para quitar as mensalidades. Criado pelo Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais não gratuitos, de instituições de ensino superior parceiras do projeto.
Benefícios do Fies
O Fies tem vários diferenciais em relação a programas semelhantes, entre os quais a taxa de juros mais baixa, atualmente em 3,4% ao ano. Além disso, há a carência para pagar o financiamento (só depois de algum tempo de formado é que o beneficiário começa a quitar a dívida).
Regras do Fies 2016
Os interessados em solicitar o Fies 2016 devem ficar atentos às novas regras do programa, anunciadas no final de 2015. A partir de agora, os candidatos ao benefício devem ter feito, ao menos, 450 pontos de média nas provas objetivas do ENEM 2014. Além disso, será exigida nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, lembrando que essas novas regras valem para quem completou o ensino médio a partir de 2010.
Exceções
Os candidatos que concluíram o ensino médio antes de 2010, além dos professores da rede pública de educação básica, matriculados em cursos de licenciatura, pedagogia e normal, e que desejam solicitar o Fies, estão dispensados dessa exigência.
Multiplicidade de Benefícios
Além disso, os bolsistas parciais do ProUni, que queiram completar o restante da mensalidade com o Fies, só poderão utilizar os dois benefícios, simultaneamente, para o mesmo curso e a mesma instituição de ensino.
Como se Inscrever no Fies 2016
As inscrições Fies 2016 devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site oficial do programa, http://sisfiesportal.mec.gov.br. O cadastro fica aberto durante todo o ano, mas é bom ficar atento ao calendário da sua universidade, que pode estipular algum prazo para se inscrever no financiamento.
Processo de Contratação
Depois de preencher o cadastro online, é preciso validar as informações na instituição de ensino em que você está matriculado e, posteriormente, ir a uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para finalizar o processo de contratação do financiamento.
MaisInformações
Para mais informações sobre o Fies, visite o site oficial do programa ou converse com um representante do Ministério da Educação.
- O Fies é um programa que concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais não gratuitos.
- A taxa de juros do Fies é de 3,4% ao ano, a mais baixa em relação a programas semelhantes.
- A carência para pagar o financiamento é mais uma benfeitora do Fies.
- Para se inscrever no Fies 2016, é necessário ter feito, ao menos, 450 pontos de média nas provas objetivas do ENEM 2014 e nota acima de zero na redação.
- Faça sua inscrição exclusivamente pela internet, através do site oficial do programa.