Como Jogar Xadrez Passo a Passo

O xadrez é um dos jogos mais populares de todo o mundo, como sua classificação o termo de jogo de tabuleiro. De acordo com a história, o formato atualmente conhecido teve origem na Europa do Século XV, na época do Renascimento, sendo uma evolução dos modelos antigos de origem persa e indiana. E, de acordo com os historiadores do enxadrismo, o jogo tem origem do Chaturanga, jogo que era praticado na Índia, do século Vi d.c..

Entre os muitos interessados no jogo, estão pessoas que desconhecem as regras de funcionamento do jogo e, por isso, este texto tem como objetivo primário mostrar como acontece o xadrez, e, obviamente, esclarecer os movimentos e regras deste famoso jogo de tabuleiro.

Primeiramente, é necessário saber que o xadrez é considerado um esporte praticado por duas pessoas, em que o objetivo básico é proteger o seu rei, ao mesmo tempo em que tenta atacar o rei inimigo. Considerado com o jogo intelectual mais praticado do mundo, o tabuleiro de xadrez representa o campo de batalha onde dois exércitos, tradicionalmente representados por cores diferentes, sendo, no geral, um exército preto e outro branco, se encontram cada qual com 16 peças, sendo que estas são classificadas entre Rei, Rainha (ou também conhecida como dama), bispos, cavalos, torres e peões.

As diferenças entre as peças é importante, pois cada uma delas pode realizar tipos de movimentos diferentes no tabuleiro. Esta regra é a mais primária de um jogador de xadrez. Antes de qualquer adendo sobre as partidas de xadrez, é preciso saber quais são os movimentos permitidos por cada uma das peças. Primeiro, o Rei, que pode se mover para todos os lados, mas com a limitação de que só pode andar apenas uma casa por ação. Na sequência, a Rainha (Dama), que é considerada por muitos como a peça mais poderosa do jogo, pode realizar movimentos horizontais, verticais e diagonais. Estes movimentos são semelhantes aos do rei, no entanto, o seu poder de alcance é muito maior, sendo que a peça pode movimentar quantas casas desejar.

Em seguida, os Bispos, sendo dois deles presentes no exército, podem realizar movimentos diagonais. A movimentação do bispo faz com que ele percorra somente entre os locais de uma cor do tabuleiro (preta ou branca). Sendo assim, estão disponíveis dois bispos, um em cada uma destas cores. Na sequência estão os Cavalos, também sendo duas peças desta categoria. O movimento do cavalo é o único que pode passar por entre as casas ocupadas por outras peças. Além do que, seu movimento é feito no formato da letra “L”, sendo caracterizado por duas casas para frente e uma para o lado. As outras peças que completam a primeira fileira são as Torres. Os movimentos desta peça são sempre na horizontal e vertical, podendo mover qualquer número de casas.

Por fim estão os peões, que são oito, e preenchem toda a primeira fileira de peças. Os pecos se movimentam sempre uma casa para frente, mas “prendem” ou “capturam” peças adversárias na diagonal.

A posição das peças também faz parte da regra do jogo, e a sua distribuição é bem fácil. A ordem, dos cantos para o centro, é feita da seguinte maneira. Torres, cada qual em uma ponta, depois, cavalos e bispos. Os dois lugares no centro são organizados da seguinte maneira. A rainha branca deve ficar na casa branca e a da cor preta, na casa preta. A segunda fileira de peças é preenchida com os peões.

Sempre jogam duas pessoas, com movimentos intercalados, e vence quem captura o rei inimigo. As regras, basicamente são essas, no entanto, há inúmeras informações mais sobre o jogo. Os interessados podem obter mais dados em sites como o www.tabuleirodexadrez.com.br na seção Aprenda a jogar Xadrez.

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.