Em Primeiro Lugar, É Preciso Respirar

O estresse é um inseto que pode assombrar qualquer um de nós, não importa a profissão ou a situação em que estamos. E, muitas vezes, é preciso tomar medidas construtivas para evitar que ele se instale e se torne um problema difícil de resolver. Em primeiro lugar, é preciso respirar. Aliás, isso vale para todas as situações de stress. Antes de explodir, respire longa e pausadamente. Preste atenção no ar entrando e saindo, que você irá diminuir a tensão.

A Fonte do Estresse

Mas, o estresse no trabalho não é uma ação isolada do contexto em que o trabalhador vive. Pelo contrário, é muito comum que o motivo do estresse esteja fora do trabalho. Para prevenir, é melhor revisar a vida e ver o que está errado. Algumas situações estão fora da nossa capacidade de mudança e o melhor que fazemos é aprender a conviver com elas, ou adaptar a rotina. Por exemplo, se o trânsito, o ônibus e o metrô lotados fazem você chegar irritado ao trabalho, verifique a possibilidade de mudança de horário para andar no contra-fluxo, ou de mudar-se para mais perto do trabalho. Aí, o ganho será duplo: mais tempo livre e melhor qualidade de vida.

Mudanças Pequenas, Impacto Grande

Rotinas massacrantes, alimentação inadequada e noites mal dormidas são inimigas de um ambiente de trabalho tranquilo e harmonioso. Mas, mesmo dentro do ambiente de trabalho, pequenas mudanças podem ajudar a fazer o dia-a-dia mais prazeroso.

Organize-se

Arrume o seu espaço. Você se sentirá mais à vontade e fará com que a sua identificação com o lugar aumente, tornando o tempo que você passa ali mais prazeroso. Mas, cuidado: Uma mesa limpa é prenúncio de organização, o que também ajuda a manter a calma e inibe o estresse.

Faça Amigos

Outro ponto que ajuda é fazer amigos. Mas, para isso é preciso se aproximar dos colegas e conhece-los. Não se encastele em uma montanha inacessível. Conhecer os colegas reduz a tensão do ambiente. Aproveite um momento do café e faça elogios. Fazer um elogio é uma ótima maneira de começar uma conversa. E, fuja das fofocas.

Tenha Foco

Tenha prioridade e não acumule funções. Quem faz tudo, faz tudo de qualquer jeito. Aí, o tiro sai pela culatra. Quando se sentir atolado, não tenha medo de sentar-se com seu superior e dividir as tarefas. Isso é profissionalismo.

Não Procrastine

Não fique adiando tarefas, nem perdendo tempo com e-mails que não trazem nada para a sua vida e que consomem o seu tempo, o que depois deixará você irritado por não ter cumprido o que se propôs. Se tiver dificuldade, comece a selecionar 2 ou 3 tarefas que, quando completadas, lhe aproximam dos seus objetivos e lhe dão prazer.

Faça Pausas

Levantar, dar uma volta, tomar uma água ou chá – melhor que café para quem quer se manter calmo – fazem com que você conheça mais gente.

Tenha Planos

Pense no amanhã. Seja otimista. Trace uma meta que o faça ver porque está trabalhando naquele lugar. Gente feliz se estressa menos.

Descanse

Deixe os problemas do trabalho, no trabalho e só volte a pensar neles no dia seguinte. Ao chegar em casa, tente se ocupar com alguma atividade que lhe dê prazer, como por exemplo, escutar sua música preferida, passear com a família, rever amigos e não voltar ao computador se você acabou de sair de um. Para as mulheres que enfrentam dupla jornada de trabalho, procure tirar alguns minutos para você. Se tranque no quarto e fique em paz. Feliz, consigo mesma.

Tudo Isso Fará Diferença

Tudo isso fará diferença no seu dia a dia e você não será aquela pessoa tão estressada no ambiente de trabalho. Passe a gostar daquilo que faz e fazer da melhor maneira possível, mas é claro que nunca se esquecendo do seu tempo para você, afinal a vida é única, então, cuide-se.

Compartilhe:

Este conjunto de atributos é fundamental para manter a segurança e a estabilidade no ambiente de trabalho. É preciso ter um olhar para as coisas, ser realista e ter planejamento. Algumas coisas estão fora da nossa capacidade de mudança, mas é fundamental aprender a conviver com elas e adaptar a rotina.

O que você achou deste conteúdo?