No mês de dezembro (2011), o cartão de crédito foi a forma de pagamento que gerou o maior índice de inadimplência do Brasil, sendo a causa do endividamento de 64% dos consumidores. Para se ter uma ideia na proporção do problema ocasionado pela dívida do cartão de crédito, cerca de 90% das pessoas que possuem menos de 20 anos de idade e que estão com o nome na lista de inadimplentes, só foram negativados nos órgão de proteção ao crédito por causa do cartão de crédito. Outra faixa etária muito afetada pela dívida de cartão de crédito são os jovens que possuem de 20 a 25 anos de idade, tendo 79,1% deles problemas nos órgãos de crédito por conta dos atrasos do pagamento do cartão de crédito.
Um dos principais motivos pelo endividamento das pessoas que possuem cartão de crédito é a perca do emprego. Algumas pessoas recebem o auxílio do Governo Federal por alguns meses, porém, o valor pago mensalmente não é o suficiente para a quitação de todas as dívidas e muitas pessoas acabam privilegiando o pagamento de alguns gastos considerados fundamentais, como por exemplo, aluguel, contas de água, luz e telefone; compra de mantimentos e custos com saúde e educação. As contas de consumo são deixadas para segundo plano.
Mas, para não ter o seu crédito limitado no mercado e para evitar que os juros do cartão de crédito aumente, é necessário negociar a dívida. Algumas pessoas optam por fazerem o pagamento mínimo da fatura, o que não é aconselhado pelos especialistas. Faça a negociação do cartão de crédito, e se possível, antecipe as parcelas do acordo para ter abatimento dos juros. Para negociar sua dívida é simples, basta entrar em contato com a financeira que administra o cartão de crédito, por meio do telefone de contato ou atendimento online.
Durante a negociação, ouça o valor da oferta para a quitação da dívida com o pagamento à vista. Se estiver dentro das suas possibilidades realize o acerto da conta, pois com toda certeza o desconto valerá a pena, porém, se o valor da negociação não puder ser honrado todo de uma vez, analise o valor da parcela que você pagará, para que não aconteça novos atrasos que prejudiquem a negociação. Uma vez verificado isso, feche o acordo e não deixe de pagá-lo.
3 Comentários
gostaria de pagar as minhas dividas em atrasos ,porém com juros justos e ñ abusivo….. pois quero pagar o que devo de forma correta…
quero negociar minha dívida
quero negociar minha divida de cartão de credito com o hipercard
preciso de uma resposta urgente