Que tal aprender como organizar uma festa junina na rua? O mês de junho está se encaminhando para a reta final, mas ainda resta tempo para mobilizar os vizinhos e fazer um delicioso arraiá. O segredo para tudo sair perfeito está na distribuição das tarefas.
O mês de junho é conhecido pelas festas juninas que celebram os dias de Santo Antônio (dia 13), São João (24) e São Pedro (29). Também é o mês dos Namorados, comemorado em 12 de junho e das simpatias para conseguir um novo amor. As festas juninas têm um gosto de infância, com as fogueiras de São João, bandeirinhas coloridas, pé-de-moleque e bolo de milho. Se for na rua melhor ainda! Esta é uma ótima oportunidade para reunir vizinhos e amigos e passar horas agradáveis.
Leia mais: Decoração de festa junina 2015
Como organizar uma festa junina na rua
Separamos algumas dicas de como organizar uma festa junina na rua. Confira:
Providencie a autorização
Antes de tudo é preciso conseguir uma autorização para realizar a festa, uma vez que será necessário fechar a rua. Se for possível, recolha assinaturas de todos os moradores, antes de fazer a solicitação.
Estrutura do evento
Uma vez que a festa junina na rua está autorizada, é hora de decidir como serão montadas as barracas e se haverá palco para apresentação de algum show de música ou da quadrilha.
Defina data e horário
Escolha a data e o horário da festa junina, se preocupando em fazer um planejamento antecipado. Também é muito importante mandar os convites com antecedência, para que todos os convidados possam se programar para o evento.
Distribua as tarefas
Para facilitar a organização da festa, peça ajuda dos convidados para alugar e montar as barraquinhas. Cada morador pode fazer uma pequena contribuição em dinheiro para alugar as barracas. Depois, distribua as responsabilidades: uma família pode se responsabilizar pelos, doces, a outra pelas prendas das barracas de brincadeiras e assim por diante.
Veja também: Festa Junina Comidas Típicas
Entre os pratos típicos dessa festa estão as receitas feitas à base de milho, como o bolo de milho verde, curau, pamonha, canjica, milho cozido e bolo de fubá. Doces como a cocada e o pé de moleque não podem faltar, assim como vinho quente e quentão para beber.
Decoração temática
Para decorar lance mão das bandeirinhas, que podem ser compradas prontas ou feitas com papel de seda nas cores branca, azul, verde, amarela e vermelha. Cole as bandeirinhas em barbantes e estique por todo o espaço da festa. Você pode usar também balões coloridos entre as bandeirinhas e enfeitar postes, colunas e “portais de entrada” com folhas de palmeira, bananeira e coqueiro. Bandeiras dos Santos também auxiliam na decoração. A fogueira não pode faltar, mas sempre com cuidado para acender e mantê-la acesa.
Para forrar as mesas use toalhas de pano de chita ou xadrez. As cores mais vibrantes como o verde, amarelo, laranja e vermelho são ideais. Se preferir, nem é preciso utilizar uma toalha, mas apenas colocar folhas de juta ou de bananeira sobre a mesa. Para colocar os doces e salgados, você pode recorrer a potes mais rústicos, de madeira, por exemplo, cestas ou peneiras de palha. Papel celofane, panos de xadrez e chita e fitas de cores diferentes podem enfeitar os recipientes.
Atrações da festa
Para que a festa junina se torne completa, não basta apenas investir em comidas típicas e decoração, também é necessário pensar nas atrações que vão divertir e animar os convidados. Faça uma reunião com os moradores para definir detalhes sobre as brincadeiras, os shows musicais e a quadrilha.
Saiba mais: Pratos típicos de festa junina, sugestões, dicas
Agora que você já sabe como organizar uma festa junina na rua, providencie uma lista de preparativos e comece a preparar o arraiá junto com os seus vizinhos.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.