A Denga: Conhecendo a Doença e Como Evitá-la
O que é a Dengue?
A dengue é uma doença relativamente comum no Brasil, que é alvo de diversas campanhas do Ministério da Saúde para o combate do vetor e controle dos casos. A palavra “dengue” possui origem espanhola e significa “manha”, se referindo ao quadro clínico com apresentação de sintomas como prostração e astenia, que deixam o paciente incapacitado de realizar suas tarefas cotidianas.
Transmissão da Dengue
A dengue é transmitida exclusivamente pela picada de pernilongos, principalmente do Aedes aegypti, um mosquito hematófago originário da África. É importante frisar que não existe transmissão pelo contato físico ou com secreções de pessoas doentes e nem com fontes de água ou alimentos. Isso significa que uma medida importante de combater a doença é intervir, justamente, na proliferação do mosquito vetor.
Sazonalidade da Dengue
A incidência dos casos de dengue está intimamente relacionada com os períodos de maior reprodução do Aedes, ou seja, em épocas de chuva e clima quente. Nesses momentos é preciso tomar cuidados em dobro, combatendo a reprodução do mosquito.
Principais Sintomas da Dengue
Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dor muscular e articular, prostração e astenia. Em casos mais graves, a doença pode evoluir para a febre hemorrágica e a síndrome de shock.
Como Evitar a Dengue
A melhor estratégia para evitar a dengue e se prevenir é combater os focos de acúmulo de água parada, onde os mosquitos se reproduzem. Confira as dicas:
- Eliminar do quintal e jardim todos os recipientes que possam servir para acumular água, como latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, latões, sacos plásticos e outros;
- Assegurar de que a caixa d’água está devidamente fechada com tampa e limpa;
- Realizar a manutenção de calhas, evitando que folhas, galhos e outros elementos impeçam o escoamento da água;
- Não deixar que a água da chuva se acumule na laje;
- Manter fechado ralos que detém água parada;
- Lavar com escova e sabão os tanques utilizados para armazenando mento de água, semanalmente;
- Manter tonéis e barris d’água bem tampados;
- Não deixar água se acumular nos vasinhos das plantas, preenchendo-os com areia até a borda;
- Sempre guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Colocar o lixo em sacos plásticos, mantendo a lixeira bem fechada e não jogando lixo em terrenos baldios.
Prevenção e Combate à Dengue
Para prevenir e combater a dengue, é necessário realizações constantemente campanhas de educação e conscientização da população sobre a importância da prevenção e do combate à doença. Além disso, é necessário fortalecer a estrutura de saúde pública para que possa responder efetivamente às epidemias da doença.
Saúde e Prevenção
A saúde deve ser o principal objetivo da sociedade. É importante que as pessoas tenham acesso a informações confiáveis e precisas sobre a dengue e como pode ser prevista e combatida. Além disso, é fundamental que as campanhas de prevenção sejam realizadas de forma eficaz e acessível a todos.