Quando somos despedidos temos por direito nos beneficiar do seguro desemprego. Esse benefício é quem vai ser nosso sustento até que consigamos outra colocação no mercado de trabalho. Está é uma informação que nem todas as pessoas sabem, mas agora você poderá encontrar a resposta e pedir o seu seguro-desemprego.
Como Requerer o Seguro Desemprego
Todo trabalhador demitido sem justa causa (registrado pela CLT) e que se enquadrar nas novas leis poderão fazer o seu pedido do seguro desemprego. Antes de requerer o mesmo é necessário verificar a situação e saber se você terá direito a esse direito. Abaixo, confira as novas leis do seguro desemprego:
Tempo de trabalho para o pedido de seguro desemprego:
- Primeiro pedido: Trabalhar por 18 meses
- Segundo pedido: Trabalhar com 12 meses
- Terceiro pedido: Trabalhar por 6 meses
Parcelas do seguro desemprego:
- Primeiro pedido: 4 parcelas – Se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses nos 36 meses anteriores.
- Segundo pedido: 4 parcelas – Se tiver trabalhado entre 12 e 23 meses. 5 parcelas – Se tover trabalhado por no mínimo 24 meses.
- Terceiro pedido: 3 parcelas – Se tiver trabalhado entre 6 e 11 meses. 4 parcelas – Se tiver trabalhado entre 12 e 23 meses. 5 parcelas – Se tiver trabalhado por, pelo menos, 24 meses
Como se Cadastrar no seguro desemprego
Para fazer o cadastro do seguro desemprego é necessário que a empresa acompanhe o ex empregado ao local munindo de todos os documentos necessários. Feito o cadastro junto à empresa, compareça até alguma agência da Caixa Econômica Federal com os documentos para dar entrada para os procedimentos.
O local para se fazer o pedido é em qualquer posto de atendimento do Ministério do Trabalho e nos postos estaduais do SINE (Sistema Nacional de Emprego) ou ainda nas agências da Caixa Econômica Federal.
O interessado deve levar os seguintes documentos:
- Comunicação de despensa;
- Requerimento de seguro-desemprego, preenchido pelo empregador após a demissão;
- Termo de rescisão de contrato de trabalho quitado pelo empregador, carteira de trabalho e previdência social;
- RG, CPF;
- Cartão pis/pasep ou cartão cidadão;
- Os dois últimos holerites.
O prazo é de 120 dias corridos à partir do dia da demissão.
O pagamento será efetuado após 30 dias do requerimento e pelas agências da Caixa Econômica Federal.
Como fazer o saque do Seguro Desemprego
Após feito o cadastro, para sacar o valor é necessário que você tenha cadastro do cartão cidadão pela caixa, através desse cartão você poderá ir ao caixa de alguma agência Caixa Econômica e sacar o valor com sua senha cadastrada.
Boa sorte!
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.