Como saber meu NIS? Confira!

Embora seja muito utilizado pelos cidadãos, uma das principais perguntas dos que buscam atendimento em setores públicos é: “como saber meu NIS?”. Em sua grande maioria, os brasileiros sequer sabem que, para poderem receber diversos benefícios sociais, é necessário possuir o NIS, que é o Número de Inscrição Social.

Desse modo, ao buscarem algum benefício, sempre se confundem com relação ao número, especialmente pelo fato de muitos órgãos públicos não especificarem como obtê-lo. Pensando nisso, aqui temos mais informações que podem finalmente esclarecer a dúvida dos cidadãos sobre como saber meu NIS.

Como saber meu NIS?

Já sabendo que muitos populares se perguntam “como saber meu NIS?”, o Governo Federal disponibiliza diversas formas que podem ser usadas para consultar esse número, algumas destas, inclusive, sendo feitas de forma online, como é o caso do site e aplicativo do Meu INSS, que possui várias informações cadastrais do cidadão, incluindo o NIS.

Como saber meu NIS
Fonte/Reprodução: original

Além disso, o cartão cidadão também possui a numeração disponível em casa, visto que ela é a mesma que está impressa no cartão. Outra documentação que possui o NIS é a Carteira de Trabalho ou os cartões do Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.

Inclusive, outra forma extremamente fácil de como saber meu NIS é através da Carteira de Identidade, pois algumas possuem o número do PIS/PASEP inscrito, e esse é justamente o Número de Inscrição Social.

Qual o site oficial do NIS?

Contudo, a melhor forma do cidadão consultar o seu NIS é através do seu site oficial, onde o cidadão pode realizar uma consulta rápida e prática através do número do seu CPF. Para isso, basta ir até a opção de inscrição no canto superior esquerdo do site e depois ir para a opção filiado.

Chegando nessa área, basta preencher seus dados e, caso você já possua um cadastro, uma mensagem aparecerá na tela contendo o número do NIT, que também é o mesmo do NIS.

Além disso, outra opção de consulta online é através do Cadastro Único, serviço essencial para pessoas que buscam receber benefícios sociais. Pelo site ou aplicativo Meu CadÚnico, você será capaz de consultar este e mais dados informados no momento da realização do cadastro.

Para acessar o site ou o aplicativo, basta o usuário se identificar pela conta gov.br com seu login, que é o seu CPF, e a senha. Caso ainda não tenha feito um cadastro, o cidadão será automaticamente redirecionado para fazer isso, e os dados cadastrais já constarão no primeiro acesso.

Como eu faço para me cadastrar no NIS?

Caso uma pessoa se questione “como saber meu NIS?” e descubra que, na verdade, ela sequer possui um cadastro, não é motivo para preocupação. O cadastro no mesmo é extremamente rápido e prático, podendo ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou, como dito anteriormente, através do CadÚnico, que pode ser feito nos órgãos públicos municipais, como a sede do Auxílio Brasil.

Vale lembrar que, para receber diversos benefícios sociais, incluindo o próprio Auxílio, é necessário o cadastro no NIS.

O que eu preciso para saber meu NIS?

Na grande maioria das vezes, para uma pessoa conseguir resolver a dúvida sobre como saber meu NIS, é necessário apenas algum documento de identificação, como o CPF, no caso de consultas online, ou um documento com foto para solicitar o número em alguma agência da Caixa, ou em órgãos públicos.

O que eu preciso para saber meu NIS
Fonte/Reprodução: original

Com essas informações, caso você mesmo, ou alguma pessoa que esteja necessitando, ainda não saiba como consultar o NIS, essa dúvida finalmente deve ser resolvida, e ainda por cima de forma rápida e prática, muitas vezes nem precisando sair de casa.

Esperamos que a pergunta “como saber meu NIS”, tenha sido respondida, já que o mesmo tem uma importância enorme no dia a dia do cidadão, especialmente em casos de extrema necessidade de atendimento social.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.