A inscrição do Fies para conquista de um financiamento estudantil só pode fazer por estudantes já matriculados em instituições de ensino particulares. O cadastro é feito no site oficial do programa, por meio do sistema informatizado do SisFIES. Basta informar os dados solicitados do estudante e fiador e esperar pela aceitação do banco, que pode ser a Caixa Econômica Federal (Caixa) ou o Banco do Brasil.
Confira o passo a passo de como se inscrever no Fies e a lista completa de todos os documentos necessários para conseguir ter o financiamento estudantil aprovado.
O Fies existe desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, com o objetivo de financiar a educação superior em instituições particulares. Em 2010, no entanto, o programa passou por uma reestruturação, que reduziu a taxa de juros e melhorou as condições de pagamento.
Leia mais: Aditamento FIES
Depois de enfrentar 4 anos com grande demanda de solicitações, o Fies ganhou algumas novidades em virtude do ajuste fiscal. O acesso ao financiamento se tornou mais complicado, afinal, a taxa de juros subiu, o Enem se tornou obrigatório e a nota de cada curso no MEC interfere no número de alunos beneficiados.
Fies inscrição Passo a Passo
Um novo ano está começando e milhares de estudantes estão interessados em solicitar o financiamento estudantil. Veja a seguir como se inscrever no Fies passo a passo:
- Acesse o Sistema de Seleção do Fies SisFies no site (http://fies.mec.gov.br/);
- Preencha o formulário com as informações solicitadas, como número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e senha;
- Cheque a sua caixa de entrada no e-mail, pois o Fies enviará uma mensagem para a validação do cadastro.
- Depois de validar, complete os dados pessoais, escolha um curso, o turno e a instituição e preencha corretamente os dados do fiador;
- 3. Ainda pela internet, o estudante pré-selecionado no sistema deve informar os dados de financiamento que vai contratar.
Saiba mais: O que é e como funciona o Fies
Prazo para se inscrever
Anualmente é determinado pelo Ministério da Educação o prazo para inscrição para solicitação do financiamento estudantil. Consulte as datas previstas no site oficial do programa.
Validação da inscrição Fies
O próximo passo é procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição e validar as informações cadastradas online. O prazo para fazer isso é de 10 dias.
Assim que a CPSA validar as informações cadastrais, o estudante tem 10 dias para comparecer ao agente financeiro e contratar o financiamento. A instituição responsável pode ser a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil.
Pronto! Com o curso superior financiado, o universitário só precisa se preocupar com o pagamento das taxas trimestrais. O valor é de R$ 150,00.
Lembre-se que depois de ter o benefício aprovado é preciso fazer o aditamento Fies todo final de semestre para garantir a permanência no programa por meio da renovação do contrato de financiamento.
Documentos necessários
- Documento de regularidade de inscrição ou comprovante de matrícula da universidade
- Termo de concessão de bolsa estudantil ou Prouni
- Documento de identificação e comprovante de CPF
- Comprovante de residência
Documentos necessários do fiador
- Documento de identificação
- Comprovante de CPF
- Certidão de casamento, se houver
- Comprovante de residência
- Comprovante de rendimentos (pode ser honorários, extrato bancário, comprovante de recebimento de INSS ou imposto de renda)
Agora você já sabe como se inscrever no Fies passo a passo. Em breve o sistema estará disponível para novos contratos, referentes ao 1º semestre de 2016. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.
Caso ainda tenha ficado dúvidas sobre o processo de inscrição tire suas dúvidas por meio do número 0800 123 2222.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.